31/10/2018 - 07h
Chuva de outubro causa perdas no interior de Concórdia
Estimativa é de perda média de 30%, com algumas variações.

Os 278 milímetros de chuva registrados até esta segunda-feira, dia 29, em Concórdia, não causaram apenas danos físicos em cidades da região. A chuva intensa afetou também a agricultura de diversos municípios do Oeste, região em que a precipitação foi maior. Concórdia foi uma dessas cidades que sofreu danos em decorrência da chuvarada e teve a produção do campo fortemente prejudicada.

O secretário de agricultura Mauro Martini realizou um levantamento com produtores do interior de Concórdia, que confirmaram as perdas especialmente em itens como verduras e legumes. “Na parte de olericultura, temos as alfaces, temperinhos que estavam plantados, a salsa, a cebolinha, a campos, tivemos bastante perda. Porque o excesso de chuva além de ocasionar os danos por causa do respingo, acaba ocasionando a doença. A parte da pastagem que está mais próxima do solo tem danificado ou ficado apodrecendo”, explica.

Outubro foi o período de preparo de solo para o plantio de diversas culturas. A chuva, no entanto, prejudicou também o preparativo da nova safra. “O pessoal estaria preparando a lavoura, o solo, para plantar a nova safra, 2018/2019. Também tem o atraso no plantio, as máquinas não conseguem entrar a campo. E se planta, acaba perdendo a semana, não germina. 

As perdas, em Concórdia, alcançaram uma média de 30% da produção. “Tem algumas culturas, na parte de olericultura, que o ciclo de produção é curto. Então se você pega uma alface, em torno de 40 dias, você pegou um mês de chuva, dependendo do período de plantio, você perdeu tudo. Então se perdeu mais nessa parte de olericultura uma porcentagem maior que 30%. Se você for ver na produção de outras culturas, teve uma perda menor”, comenta.

Como resultado desse estrago todo está o aumento no preço dos produtos para o consumidor e o atraso para a nova safra. “Alguns preços, principalmente desses produtos que tiveram danos, vai aumentar. Então, o consumidor vai sentir a qualidade também do produto que ele vai pegar no mercado. E também atrasa a produção na lavoura de culturas temporárias. Vamos sofrer consequências ao longo do período”, destaca.

A secretaria de agricultura de Concórdia tem auxiliado os produtores rurais que foram atingidos e tiveram perdas por conta da chuva. A área técnica e de informações da pasta tem prestado apoio diversos aos agricultores. A prefeitura também tem se preocupado com o acesso às localidades, já que a chuva também prejudicou as estradas do interior. E para essa semana há previsão de mais chuva.


Impresso em: 15/09/2019 às 03:28


Rádio Rural AM 840