12/02/2019 - 14h
Tombamento da praça em Concórdia visa preservação
Restrições são para a manutenção do formato da Dogello Goss.

A reportagem da Rural/96 convidou o presidente da Comissão de Patrimônio e superintendente da Cultura de Concórdia, Júlio Gomes, para entrevista (OUÇA abaixo) sobre o tombamento da praça Dogello Goss. A intenção foi esclarecer as restrições com o tombamento que já aconteceu. “A intenção é preservar o patrimônio”, resumiu. “O objetivo é manter as características do local”, completa. Formatos da pavimentação interna, da concha acústica e do chafariz, por exemplo, devem ser mantidos. “O limitador é o meio-fio da praça”, alerta Júlio Gomes.  Outro exemplo, são duas árvores, de cerca de 70 anos, que entraram no tombamento.  Porém, as demais vegetações podem ser alteradas.


Sobre a obra da instalação do novo parquinho infantil e dos novos banheiros, esta foi prevista antes do tombamento.  Após esta obra, através de pesquisa, será definida a cor padrão da praça.  Já os monumentos de entidades que ali estão, estes não foram tombados e serão tolerados dentro da manutenção particular de cada um. 


“Enfim, as pessoas podem e devem utilizar os gramados para piqueniques. É para isso que queremos a Dogello Goss preservada. O que não pode mais é a montagem de estruturas”, finaliza Júlio Gomes dizendo que a população de Concórdia e da região é educada e ajudará na fiscalização. (MARCOS FEIJÓ)
















Impresso em: 23/09/2019 às 13:03


Rádio Rural AM 840