Notícia
ESTADO
13/03/2019 - 07 hrs
 
Em 7 dias, chove o esperado para um mês em Concórdia
 
A chuva surpreendeu até mesmo os meteorologistas, que esperavam chuva normal para o mês de março. Mas o que se viu até agora, em Concórdia e região, foi um volume acima do esperado para o período, com a tendência de fechar o terceiro mês do ano com recorde de precipitação, caso a chuva intensa e constante continue pelas próximas semanas.

Conforme dados acompanhados em tempo real pela Ciram/Epagri, órgão estadual que faz o monitoramento climatológico em Santa Catarina, Concórdia teve como quantidade de chuva em 24 horas, de terça-feira, dia 12, até a manhã desta quarta, dia 13, 40 milímetros. Nos últimos dias, esta foi uma das menores quantidades de chuva. Choveu intenso na tarde de terça.

Os números mais surpreendentes são de períodos maiores. Por exemplo, da manhã de segunda até a manhã desta quarta, em 48 horas, foram 115 milímetros. Já indo um pouco mais além, até semana passada, desde quarta-feira, até hoje, em sete dias, foram 160 milímetros. E esta era a quantidade esperada pelos modelos meteorológicos para o mês todos em Concórdia.

Já em Seara, por exemplo, no período de 48 horas, teve mais chuva do que em Concórdia. Foram 122 milímetros. Para efeito de comparação, Chapecó teve um volume muito menor no mesmo período, de apenas 43 milímetros. A região de Concórdia, com municípios como Seara, Lindoia do Sul e Ipumirim, e a região de Videira, foram as mais chuvosas do estado nos últimos dois dias. 
 
Impresso em: 18/08/2019 às 16:27

Rádio Rural AM 840