Segundo o Tribunal de Contas do Estado, Santa Catarina gasta por ano R$ 1 bilhão e 117 milhões com a fragmentação do seu território em número elevado de municípios. O valor corresponde ao custo extra gerado aos cofres públicos pelas administrações municipais de pequenas cidades emancipadas nos últimos 30 anos. Para contornar o problema, o TCE recomenda que o poder público incentive a fusão de municípios.
No próximo dia 7 acontece, em Capinzal, Audiência Pública que debaterá a Emancipação dos Municípios Catarinenses: Análise Estatística dos Impactos Econômicos da Fragmentação Territorial.
O deputado Jerry Comper (MDB), presidente da Comissão de Assuntos Municipais na Assembleia Legislativa Catarinense, falou na Rural na manhã desta quinta-feira (23). Em um dos trechos ele falou da importância do encontro, afirmando que "esta é a hora
de todos os segmentos deliberarem" (OUÇA ABAIXO). "A matéria já tramita em Brasília e por isso devemos falar do assunto com agilidade", comentou.
Serão 6 audiências públicas. A de Capinzal é a segunda da agenda. "Há pequenos municípios como ótimas estruturas. Temos que viabilizá-los", finalizou Jerry Comper.
Impresso em: 15/12/2019 às 07:52