ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




COLUNA DO LUIS LONGHINI



NA PAUTA: Fabrício Paz de Oliveira, participa do Papo@ para divulgar o ‘Maio Roxo’. Veja!
Em 08/05/2019


CONCÓRDIA – Esteve participando nesta terça-feira, dia 7, do Programa Papo@, da Rádio 96 FM, o médico coloproctologista do São Camilo Hospital São Francisco, Fabrício Doin Paz de Oliveira.

O momento foi mais que especial. O Fabrício Paz de Oliveira, explicou aos ouvintes sobre a Campanha do Maio Roxo, que tem o objetivo chamar a atenção da sociedade, numa maior conscientização e melhoria na qualidade de vida das pessoas sobre doenças inflamatórias intestinais.

Apesar de não ter causa comprovada, estima-se que as doenças inflamatórias intestinais (DII) estejam relacionadas aos chamados hábitos de vida ocidentais, como alto consumo de comidas gordurosas e produtos industrializados, além de fatores hereditários e imunológicos.

No Brasil, as DII atingem 13,25 em cada 100 mil habitantes, destes 53,83% de doença de Crohn e 46,16% de retocolite ulcerativa, segundo dados apresentados no I Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias no Brasil (GEDIIB).

Para conscientizar sobre o problema, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) realiza anualmente a campanha. As DII atingem ambos os sexos, principalmente os jovens (entre 20 e 40 anos), podendo acarretar prejuízos no dia a dia do paciente.

Entre os sintomas são comuns diarreia (com pus, muco ou sangue), cólicas, gases, fraqueza, perda de apetite e febre. Podem ocorrer ainda problemas oculares, articulares, cutâneos e no fígado.


Fonte: Luís Longhini, com informações de agências


VEJA TAMBÉM





© - Ideia Good - Soluções para Internet