ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




COLUNA DO LUIS LONGHINI



COMEMORAÇÃO: Minicidade cooperativista completa 12 anos com festa!. Espie!
Em 15/05/2019


CONCÓRDIA – Um marco para a educação em Concórdia vem a cada ano ganhando espaço e destaque.

Uma das principais instituições educacionais da cidade, a Cooperativa Educacional Magna, Colégio CEM, não para de ousar e aprofundar seus alunos a questões importantes, entre elas o cooperativismo que está muito presente na escola.

Na manhã desta terça-feira, dia 14, foi comemorado com a presença de autoridades e convidados os 12 anos do projeto da Minicidade. Foi mais um momento importante para professores e alunos do CEM.

O projeto faz parte do currículo escolar há mais de uma década. A proposta da minicidade é proporcionar que as crianças vivenciem experiências reais de cidadania e vida comunitária.

As ações partes dos próprios alunos que estão à frente da condução dos rumos dessa pequena comunidade. Através de uma eleição, envolve toda a escola, são eleitos o prefeito, o vice e os vereadores. 

OS RUMOS...
Os pequenos cidadãos discutem, elaboram projetos e executam ações importantes para a manutenção e o desenvolvimento da minicidade. Todas as atividades estão alinhadas com a filosofia cooperativista e permitem que os alunos aprendam (na prática) como funciona uma cidade e quais os princípios que devem norteá-la. 

ENSINAMENTOS...
O projeto possibilita que os estudantes conheçam os setores básicos para o funcionamento de uma sociedade organizada, incluindo: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sistema Financeiro, Casa Cultural, Livroteca, Centro de Convenções, Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Horta e Praça. Cabe aos alunos, o papel de gerir cada uma dessas áreas. Para isso, os professores sugerem atividades que contemplem um mundo mais humano, solidário e sustentável. 

A intenção da instituição é fazer com que os alunos incorporem os direitos e deveres de um cidadão, tendo contato com estudantes de outras instituições e assim convivendo com diferentes realidades sociais. 

O projeto da Minicidade permite uma constante troca de experiências entre professores, alunos e a população em geral, comprovando que a Educação é um dos pilares para a construção de um mundo melhor.

Confira os cliques que Longhini registrou, que incluiu um festerê com bolo, pão e mortadela, bem alusivo as festividades do aniversário de Conccórdia.


Fonte: Luís Longhini


VEJA TAMBÉM





© - Ideia Good - Soluções para Internet