Rádio Rural AM 840

COLUNA DO LUÍS LONGHINI

Luis Longhini


Hospital São Francisco investe pesado e dá um passo importante na área da saúde. Confira!

Por Luís Longhini
Entrevista
14/03/2020 às 04h02

CONCÓRDIA – Uma das mais importantes instituições filantrópicas na área da saúde do Brasil e do mundo com grande reputação não para de investir em Concórdia.

O Hospital São Francisco, HSF, operado pela Beneficência Camiliana, possui em seu portfólio 57 hospitais, mais de 15 mil colaboradores e o plano de saúde São Camilo estão dando mais um passo importante a área da saúde de Concórdia, da região, do Oeste e de Santa Catarina.

Com investimentos que ultrapassam os R$ 50 milhões o Hospital São Francisco ergue novos prédios e amplia ainda mais a estrutura de atendimento.


A construção está a todo o vapor. Longhini conferiu in loco nesta semana a obra e bateu um papo especial com o administrador do Hospital São Francisco, o executivo, Claudemir Andrighi, que você confere abaixo.⇣⇣

Luís Longhini: Como o Hospital São Francisco está se preparando para o futuro?
Claudemir Andrighi:
O Hospital São Francisco desenvolveu em 2014, um plano diretor no intuito de pensar e alinhar a estrutura física e humanas para os próximos 30 anos, para poder assegurar o atendimento aos pacientes de toda região do Alto Uruguai Catarinense, como também todo meio Oeste quando se trata de alta complexidade. Considerando que a concorrência tanto estrutural quanto profissional é inevitável e salutar, buscamos com o plano diretor manter o HSF operando em condições cada vez mais de excelência. Em um cenário que muda cada vez mais rápido, principalmente na tecnologia médica é necessário manter-se preparado e continuar a cumprir, com segurança a nossa missão, de oferecer saúde a toda a comunidade em especial aos doentes que não possui um Plano de Saúde e não te condições de dispor a um atendimento particular. Esse caminho exige perseverança e conhecimento e, por isso, temos a obrigação de estar atentos às tendências, às oportunidades e às ameaças que podem influenciar essa trajetória.

 

Hoje, o HSF possui mais de 700 colaboradores, pouco mais de 150 médicos, colocando entre as cinco maiores empregadoras de Concórdia.


Luís Longhini: O Hospital São Francisco está em constante mudanças. Uma delas é a construção de um novo anexo com investimento na ordem de 50 milhões. O que isso representará para Concórdia e região?
Andrighi:
Será disponibilizado para Concórdia e Região uma estrutura moderna e ampla para melhor acomodar os pacientes aqui atendidos. É importante ressaltar que quando se oferece uma saúde de qualidade a economia do município também movimenta consideravelmente. Mais empregos, mais empresas se instalam na cidade pois tem a garantia que seus colaboradores terão a si próprio e a sua família de uma estrutura hospitalar desejada. Hoje, o HSF conta com 23.990 metros quadrados de área construída, 216 leitos; 10 leitos na UTI neonatal/pediatria; 10 leitos UTI adulto e seis salas de cirurgia. Quando finalizadas, as obras serão: 55.545,15 mil metros quadrados de área construída. 310 leitos, 20 leitos na UTI neonatal/pediatria; 30 leitos UTI adulto e 12 salas de cirurgia, além de 320 vagas de estacionamento.


Luís Longhini: Nos últimos meses o Hospital São Francisco contratou médicos de diferentes especialidades para seu corpo clínico, essas mudanças já estavam previstas?
Andrighi:
Houve ampliação e adequação dos processos internos do hospital, um exemplo foi a abertura do Corpo Médico do Hospital, proporcionando a vinda de dezenas de especialidades médicas para Concórdia. Esse processo já estavam previsto alguns anos, pode se dizer, que a mais, ou menos, seis anos, ou seja: desde da abertura do Ambulatório de Especialidades, em 2014. São mais de 40 profissionais da Saúde trabalhando no Ambulatório. Reforçamos que muitas outras especialidades estão chegando nos próximos meses, algumas delas que não tem hoje atuando na cidade, fato esse que vai dar mais oportunidades e mais opção de escolha aos munícipes de toda região, oportunizando um elo de crescimento nesse mercado quebrando alguns paradigmas construídos no passar dos anos em nossa cidade.


OS NÚMEROS DO
HOSPITAL SÃO FRANCISCO, EM 2019


Internações, 14.586; cirurgias ano, com cesarianas, 11.454; partos, 1.795; atendimentos de urgência e emergência, 106.580; paciente/dia por ano, 49.395; exames análises clínica, 640.413; exames patológicos e citopatológicos, 26.538; radiologia, 87.824; eletrocardiograma, 2.051; sessões de fisioterapia, interno e externo, 91.472; sessões hemodiálise, 8.594; hemoterapia, banco de sangue, 2.825; endoscopia, 254; ultrassom, 32.160; tomografia computadorizada, 10.246; ressonância magnética, 5.291; mamografia, 6.249; doppler, 4.310; colonoscopia, 1.192; densitometria óssea, 2.249 e eletroneuromiografia/hemodinâmica, 969.

Fonte: Luís Longhini - Fotos: Luís Longhini e Hospital São Francisco


Confira a galeria de fotos!






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






VEJA TAMBÉM