Rádio Rural AM 840

OPINIÃO

LUAN DE BORTOLI




Mais reconhecimento aos protetores de animais

Entidades enfrentam problemas em Concórdia.
Adicionado em 24/01/2020 às 08:06:09

Como jornalista, há anos acompanho a causa dos protetores de animais abandonados em Concórdia. Antes, o município contava com apenas uma entidade. Hoje, além da ConAnimal, existe a AMA Palmira Gobbi. São grupos que se preocupam com espécies que são, muitas vezes, marginalizadas.

Antes de tudo, é preciso destacar o trabalho que essas pessoas fazem. Primeiro, porque é uma ação voluntária. Ou seja, é pelo amor aos animais, uma vez que não há salário. Voluntárias e voluntários doam seu tempo diário, dinheiro, suor e empenho para defender cães e gatos que são maltratados e abandonados por donos.

É de se orgulhar uma cidade que tenha pessoas dedicadas a esta atividade. Normalmente, as pessoas estão mais preocupadas com seu bem-estar e deixam a empatia pelos animais de lado. Ter duas entidades é, de fato, algo raro e que precisa ser enaltecido.

Ao que parece, no entanto, não há, muitas vezes, o devido reconhecimento. Ambas passam, frequentemente, por problemas. São situações financeiras e falta de pessoal. O trabalho é árduo e poucas pessoas se dedicam a ajudar. E o dinheiro utilizado, quase sempre sai do bolso desses voluntários.

A AMA Palmira Gobbi é, no momento, a entidade que mais enfrente problemas. Membro divulgam nas redes sociais pedidos de ajuda. Falta dinheiro, falta pessoas, sobra trabalho. O fim das atividades já é ventilado. A ConAnimal superou recentemente uma fase mais turbulenta, mas também não respira tranquilamente ainda.

É necessário que o município – e aqui não digo apenas o governo municipal, mas a classe política de uma forma mais abrangente e, mais do que isso, entidades e a população em geral – valorize mais o que essas pessoas fazem. Não só valorize, como ajude e busque formas de que as atividades desempenhadas não se encerrem. 

E, claro, a administração tem ainda em suas mãos um poder ainda maior. O projeto de um abrigo provisório, que é uma determinação do Ministério Público, já deveria ter saído do papel, mas ainda não aconteceu. Então, que se de prioridade. 

Foto: "Foto: Unsplash"





01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário



Roseli Fisch comentou em 27/01/2020 as 18:49:11
Fico feliz em saber que alguém deu a devida atenção ao tema. Acompanho e ajudo sempre que possível. Por muitas vezes paguei atendimentos e ração pelo fato de a ONG não ter caixa para isso, assim como muitas outros pessoas também já o fizeram. Mas me entristece mesmo é ver tanto Poder Público e população em geral, fechando os olhos para essa questão, que é de interesse de todos. Me entristece mais ainda, ler e ouvir comentários maldosos, falta de respeito e educação para com os voluntários.




VEJA TAMBÉM

14

Fev
Luan de Bortoli

​Por falta de aviso não foi

Demorou, mas ela chegou. Habemus dengue em Concórdia. São dois casos confirmados (pelo menos até esta quinta-feira, dia 13). Um caso é importado. Ou seja, o morador foi infectado pelo vírus fora do município (em Mato Grosso do Sul). O outro, aí um...

Leia mais

07

Fev
Luan de Bortoli

Sobre Concórdia já não ser a mesma e a sociedade que nos tornamos

 O mês de fevereiro já começa com uma triste estatística em Concórdia. Em quatro dias, foram três tentativas de homicídio no município. É, sim, um início de ano violento. O caso que mais chamou a atenção foi o da última terça, quando uma mulher...

Leia mais

31

Jan
Luan de Bortoli

​Lixo no lixo; mas às vezes não

É um problema recorrente e parece que nunca vai mudar. Não é exclusividade de Concórdia, mas vamos focar por aqui. Vez ou outra, vai ano e vem ano, a situação volta a incomodar. Estou falando do descarte incorreto de lixo no município. É um problema...

Leia mais

17

Jan
Luan de Bortoli

Avante, Concórdia

Boas notícias no que diz respeito a infraestrutura concordiense nos últimos dias. São novidades que, em sua maioria, apontam para aquilo que sempre se espera de uma cidade, mas que nem sempre ocorre: o crescimento. Trata-se de visão de futuro para o...

Leia mais

10

Jan
Luan de Bortoli

​O risco iminente da dengue em Concórdia. Está na hora de nos preocuparmos mais

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 Achou...

Leia mais