Rádio Rural AM 840

OPINIÃO

PAULO GONÇALVES



Jornalista
Paulo Sérgio Gonçalves, radialista e jornalista. Formado em Letras Português/Inglês pela Unoesc/Joaçaba, Pós-graduado em Comunicação, Informação e Cultura pela UnC-Concórdia e formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UnC-Concórdia.




​Higienizar, esterilizar, desinfectar, sanitizar...

Com o aumento dos casos da Covid-19, cuidados são redobrados.
Adicionado em 04/05/2020 às 12:52:27

As quatro palavras citadas no título desse comentário nunca estiveram tão presentes no nosso dia a dia como agora, com o advento do Coronavírus.  Cada vez mais as empresas, os órgãos públicos e os cidadãos estão ampliando seus cuidados para evitar que o vírus se propague.
 
As administrações municipais, por exemplo, estão desinfectando os ambientes públicos – uma medida essencial neste momento em que atingimos um ponto crítico de casos. Os números estão se elevando a cada dia.
 
De um lado, temos o aumento dos casos, que é um dado negativo e preocupante. Do outro lado, percebe-se que muitas pessoas que antes estavam descrentes quanto ao avanço da pandemia, agora estão se dando conta da complexidade do assunto e, por isso, estão se cuidando mais.
 
Assim como as empresas, que mantêm rigor em seus protocolos de segurança, nós cidadãos também precisamos ter os nossos protocolos.
 
Existem algumas recomendações básicas: uso do álcool em gel, lavar as mãos constantemente com água e sabão, manter um certo distanciamento das demais pessoas ao frequentarmos locais públicos, evitar aglomerações e usar a máscara, são alguns cuidados recomendados pelos órgãos de saúde.
 
Mas existem empresas, órgãos públicos e cidadãos que estão indo além desses cuidados básicos. Há empresas que estão fazendo a aferição de temperatura de seus colaboradores, evitando que aquele funcionário que esteja com um quadro febril permaneça no ambiente.  Há pessoas que, ao chegarem em casa já tiram a roupa usada no trabalho e já se higienizam antes de entrar.  Existem várias formas de proteção. Quanto mais nos cuidarmos, menores serão as chances de contaminação.
 
Precisamos, sobretudo, internalizar  que a higienização, a esterilização, a desinfecção e a sanitização devem ser atitudes incorporadas ao nosso dia a dia. Elas nos protegem e protegem as demais pessoas. Vamos nos cuidar.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM

06

Jul
Paulo Gonçalves

Rural e 96 antecipam quadro eleitoral no Alto Uruguai

As Eleições Municipais estão marcadas para o dia 15 de novembro. Com isso, as siglas terão mais tempo para as definições. O departamento de jornalismo da Rádio Rural e da Rádio 96 antecipa um possível quadro eleitoral na região. Em alguns municípios,...

Leia mais

29

Jun
Paulo Gonçalves

Coronavírus: A estabilidade nos casos não pode ser confundida com relaxamento

Há alguns dias, têm-se observado uma certa estabilidade no número de casos de Coronavírus no Alto Uruguai. Aparentemente, em Concórdia, também estamos caminhando para isso. Essa redução dos casos significa que as pessoas (em algum momento) ...

Leia mais

22

Jun
Paulo Gonçalves

Começa a cobertura da Rural nas Eleições

O jornalismo da Rural e da 96 iniciou nesta segunda-feira, dia 22, uma série de entrevistas com os presidentes de partidos políticos de Concórdia. O conteúdo está sendo disponibilizado no site da emissora, no Programa Visão Geral e na fanpage da...

Leia mais

15

Jun
Paulo Gonçalves

Eleições 2020: É preciso se preparar e fazer a leitura dos cenários

A pandemia do coronavírus ainda é um tema predominante no Brasil e em todo o mundo. A saúde será por um logo tempo o foco dos debates. Entretanto, no Brasil, especificamente, estamos em um ano de Eleições Municipais. Nos bastidores, as siglas...

Leia mais

08

Jun
Paulo Gonçalves

A pandemia e as mudanças de rotinas, comportamentos e até linguagem

O estrangeirismo da linguagem há tempos deixou de ser uma novidade no Brasil. É muito comum observarmos vocábulos estrangeiros incorporados à nossa Língua Portuguesa, como se já fizessem parte dela.   A pandemia do coronavírus, que atinge...

Leia mais