Rádio Rural AM 840

OPINIÃO

PAULO GONÇALVES



Jornalista
Paulo Sérgio Gonçalves, radialista e jornalista. Formado em Letras Português/Inglês pela Unoesc/Joaçaba, Pós-graduado em Comunicação, Informação e Cultura pela UnC-Concórdia e formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela UnC-Concórdia.




Não ao negativismo

​O negativismo em excesso pode ser tão letal para a saúde e a mente quanto o próprio vírus.
Adicionado em 11/05/2020 às 13:02:56

Quando nos deparamos com os números do Coronavírus, ficamos mais apreensivos e angustiados. As estatísticas nos assustam, pois estamos num momento em que os casos estão se acentuando. 

É difícil tratar sobre o assunto e não citar os números. É difícil comentar sobre o Coronavírus e não reiterar os cuidados necessários para nos protegermos. 

A reiteração dos cuidados que devemos ter soa como exagero, mas algo necessário. A mesma repetição que incomoda é aquela que leva as pessoas a refletirem mais e adotarem uma postura diferente.

Na semana passada, os municípios do Alto Uruguai anunciaram medidas conjuntas, elevando o conjunto de ações protetivas em estabelecimentos comerciais. Neste aspecto, a AMAUC vem assumindo um papel de protagonismo, unindo a região para que intensifique os cuidados. 

É fundamental que esses protocolos de proteção sejam reforçados em todos os locais: espaços públicos, espaços  privados e nos domicílios.

O que não é apropriado, em hipótese alguma, é criar uma onda de negativismo. É preciso enfrentar esse momento crítico com positividade, com transparência, encarando o problema de frente e sabendo que há meios de minimizá-lo.

É preciso trabalharmos com a realidade que os números nos mostram e, ao mesmo tempo, fazermos o nosso dever de casa.  É necessário entender que o momento é difícil para todos, mas que não é hora de sucumbir.

O negativismo em excesso pode ser tão letal para a saúde e a mente quanto o próprio vírus. É hora de partirmos para o enfrentamento e as armas nós já conhecemos (cada um cuidando de si e todos cuidando de todos).





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM

06

Jul
Paulo Gonçalves

Rural e 96 antecipam quadro eleitoral no Alto Uruguai

As Eleições Municipais estão marcadas para o dia 15 de novembro. Com isso, as siglas terão mais tempo para as definições. O departamento de jornalismo da Rádio Rural e da Rádio 96 antecipa um possível quadro eleitoral na região. Em alguns municípios,...

Leia mais

29

Jun
Paulo Gonçalves

Coronavírus: A estabilidade nos casos não pode ser confundida com relaxamento

Há alguns dias, têm-se observado uma certa estabilidade no número de casos de Coronavírus no Alto Uruguai. Aparentemente, em Concórdia, também estamos caminhando para isso. Essa redução dos casos significa que as pessoas (em algum momento) ...

Leia mais

22

Jun
Paulo Gonçalves

Começa a cobertura da Rural nas Eleições

O jornalismo da Rural e da 96 iniciou nesta segunda-feira, dia 22, uma série de entrevistas com os presidentes de partidos políticos de Concórdia. O conteúdo está sendo disponibilizado no site da emissora, no Programa Visão Geral e na fanpage da...

Leia mais

15

Jun
Paulo Gonçalves

Eleições 2020: É preciso se preparar e fazer a leitura dos cenários

A pandemia do coronavírus ainda é um tema predominante no Brasil e em todo o mundo. A saúde será por um logo tempo o foco dos debates. Entretanto, no Brasil, especificamente, estamos em um ano de Eleições Municipais. Nos bastidores, as siglas...

Leia mais

08

Jun
Paulo Gonçalves

A pandemia e as mudanças de rotinas, comportamentos e até linguagem

O estrangeirismo da linguagem há tempos deixou de ser uma novidade no Brasil. É muito comum observarmos vocábulos estrangeiros incorporados à nossa Língua Portuguesa, como se já fizessem parte dela.   A pandemia do coronavírus, que atinge...

Leia mais