Rádio Rural AM 840

OPINIÃO

SIMONE VIEIRA



Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.




O peso ideal para a mochila de seu filho
Adicionado em 05/02/2019 às 07:12:43

Conforme publicação da MB Comunicação, o peso das mochilas que pode ser extremamente prejudicial às crianças e adolescentes quando utilizado de forma excessiva durante o período escolar.

Dados apontam que muitas crianças carregam peso bem acima do recomendado por especialistas, que é de até 10% do peso do estudante, de acordo com orientação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Na maioria das vezes, eles nem percebem o excesso de esforço para levar as mochilas. Por isso, é fundamental a orientação dos pais que devem estar atentos também no momento da compra do produto. As mochilas devem ser confortáveis, com alças firmes, sem muitos bolsos, acolchoadas e largas. Ao usá-la, o aluno deve equilibrar no meio das costas para não sobrecarregar nenhum lado do ombro.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann alerta que o sobrepeso ou uso inadequado induz a má-postura, pode causar dores nas costas e forçar as articulações de ombros, joelhos e tornozelos. “Muitas vezes, uma pequena imperfeição da coluna vertebral é agravada pelo acessório pesado. A prática clínica permite constatar que muitos estudantes sofrem com dores nas costas e nos ombros”.

As consequências causadas pelo excesso de peso não afetam somente jovens estudantes. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso inadequado de mochilas é um dos motivos que levam 85% da população a desenvolver dores nas costas. “Os adultos também sofrem com o uso de mochilas ou bolsas pesadas demais e, nestes casos, o desconforto e tendinites nos ombros acompanham as dores nas costas”, realça Reichmann.

As orientações para minimizar ou evitar problemas como esses incluem diminuir o peso, ginástica especializada para corrigir má-postura, mochilas com rodinhas, armários escolares para colocar materiais volumosos e pesados, entre outros.


RECOMENDAÇÕES AOS PAIS:

1 - Conheça o peso ideal da mochila: O peso da mochila não pode ultrapassar 10% do peso da própria criança, ou seja, se ela pesa 40 kg, o material não pode ter mais de 4 kg.


2 - Regule a altura correta da mochila: A mochila nunca deve ser maior do que as costas da criança, mas sempre ficar na altura do bumbum. Portanto, não afrouxe as alças.


3 – Incentive para o uso das duas alças: Muitas pessoas, principalmente os adolescentes, têm o hábito de carregar as bolsas em um ombro só, por meio de uma alça. Está incorreto! A mochila deve ter três pontos de apoio: duas alças e uma tira que amarre na cintura, pois isso ajuda a distribuir o peso.


4 - Compre mochilas sem muitos bolsos: Quanto menos bolsos, melhor, pois muitas vezes, quando ela tem vários compartimentos, as crianças acabam carregando mais material do que o necessário.


5 - Opte por rodinhas: Caso seu filho tenha que carregar grande quantidade de materiais, o ideal é optar pelas mochilas de rodinha. Porém, a criança não deve se abaixar enquanto puxa a mochila. A alça deve estar à altura de seu punho. Dê preferência para as rodas mais largas por facilitarem a locomoção.

FONTE: MB Comunicação





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM

13

Nov
Simone Vieira

Engravidou sem planejar, e agora?

Existem muitos casos de gravidez sem planejamento. O que desestabiliza emocionalmente muitas mulheres, e não só estas, mas também o pai do ser que ainda nem veio ao mundo e de certa forma, as famílias envolvidas.  Muitos estudos mostram...

Leia mais

06

Nov
Simone Vieira

Morar em condomínio exige bom senso

Morar em Condomínio requer uma boa dose de renúncia e bom senso. Vizinhos que possuem comportamento antissocial que atrapalhem a convivência, conforme o Senado Federal, podem sofrer multa de até cinco vezes o valor mensal do condomínio. Segundo o...

Leia mais

30

Out
Simone Vieira

E as dívidas do falecido?

Muitos se questionam o que acontece com as dívidas contraídas por uma pessoa, no caso esta venha a falecer. Não são raros os casos em que, o devedor se esquiva de toda forma para pagar os credores.  Ou pior, depois da morte, a família...

Leia mais

23

Out
Simone Vieira

Câncer silencioso!

Esse é o tipo de diagnóstico que ninguém, nenhuma família quer receber na vida. O efeito na saúde emocional é devastador. Quando uma pessoa é diagnostica com câncer, a família inteira sofre.  Seja qual tipo de câncer for, às vezes...

Leia mais

16

Out
Simone Vieira

Filhos de vítimas de violência doméstica

Os índices de violência doméstica são alarmantes no país. Muitos até registrados por celulares ou câmeras de segurança, como foi o caso da advogada Luciana Sinzimbra agredida pelo namorado, o piloto, Victor Junqueira; o caso chocante da advogada,...

Leia mais