Rádio Rural AM 840

OPINIÃO

SIMONE VIEIRA



Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.




É namoro ou união estável ?

Difícil caracterização pode gerar pedidos de ordem patrimonial nos relacionamentos
Adicionado em 18/09/2019 às 08:48:48

Atualmente é muito comum os casais viverem em união estável. Quando homem ou mulher, ou duas pessoas do mesmo sexo, escolhem conviver de forma pública, contínua, num relacionamento já duradouro e com o objetivo de constituir família.

Conforme o Instituto Brasileiro do Direito da Família, para caracterizar a união estável, o casal deve ser reconhecido como tal no meio social, ter  convivência pública. A convivência não pode ser marcada por idas e vindas frequentes, e o relacionamento não pode ser recente, eventual. Embora não se estabeleça na lei um tempo mínimo de convivência, uma breve convivência não vai estabelecer a união estável. 

Porém, na atualidade, diferenciar namoro de união estável, não é uma tarefa fácil. Pois, muitos casais, convivem de forma pública, viajam juntos, coabitam, porém, nem sempre possuem interesse de formar uma família. 

Aí residem os conflitos, principalmente na hora de uma separação ou no caso de morte de um dos conviventes. Já tivemos muitos casos no Brasil, envolvendo empresários, modelos, atores e atrizes famosos reivindicando sua parte na constituição de patrimônio na constância do que tentaram caracterizar como união estável. 

Em muitos casos apenas uma das partes possui interesse de formar família, aí se torna difícil caracterizar o namoro ou união estável. Conforme o Diretor Nacional do IBDFAM, Zeno Veloso, para proteger seu patrimônio muitos já estão estabelecendo até os chamados contratos de namoro.

Já no caso de falecimento de um dos parceiros na união estável, os bens móveis e imóveis adquiridos no decorrer dessa união estável pertencem aos dois, e a administração do patrimônio comum do casal compete a ambos. 

De acordo com o CNJ, dessa forma, se o seu parceiro ou parceira de união estável vier a falecer, você tem direito de habitação no imóvel adquirido no decorrer da união enquanto você viver ou não constituir nova união ou casamento. 

Foto:  Pixabay





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM

16

Out
Simone Vieira

Filhos de vítimas de violência doméstica

Os índices de violência doméstica são alarmantes no país. Muitos até registrados por celulares ou câmeras de segurança, como foi o caso da advogada Luciana Sinzimbra agredida pelo namorado, o piloto, Victor Junqueira; o caso chocante da advogada,...

Leia mais

09

Out
Simone Vieira

Todas as emoções do Galo do Oeste na Série A você confere na Rádio Rural!

A Rádio Rural já está mobilizando toda sua equipe de excelentes profissionais para transmitir todas as emoções do Campeonato Catarinense 2020. O Galo do Oeste estará na primeira divisão e um grande time de técnicos, repórteres e narradores com todo...

Leia mais

02

Out
Simone Vieira

Divisas entre lotes urbanos e os conflitos entre vizinhos

As divisas de lotes urbanos podem causar muitos conflitos entre vizinhos. De acordo com o Código Civil, só é permitido abrir janelas, construir terraço ou varanda desde que tenha pelo menos um metro e meio de distância do terreno vizinho.  Já...

Leia mais

25

Set
Simone Vieira

Registro do Sistema Sinal da PRF pode ajudar a recuperar veículos furtados

Comprovadamente, a probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato. O cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, em sequestro, com perda de sinal do rastreador ou clonado, além de registrar...

Leia mais

11

Set
Simone Vieira

Transporte Coletivo é a melhor escolha para curtir a Expo Concórdia

Utilizar o Transporte Público durante a Expo Concórdia é mais rápido, barato e sustentável. Por isso, a Rádio Rural e a Rádio 96 em parceria com a Illo Química que fabrica produtos de limpeza em geral para empresas e residências, vão distribuir até o...

Leia mais