Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Região

Marinha concluiu investigação e aponta causas do acidente na balsa em 2015

Caminhão caiu de balsa em março de 2015.

Por Luan de Bortoli
15/04/2016 às 10h14

A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí/SC concluiu a investigação que apurou responsabilidades pelo acidente ocorrido em de março de 2015 na Balsa que faz a travessia do lago do Rio Uruguai em Marcelino Ramos. Um caminhão betoneira, que transportava concreto, caiu dentro do lago logo após acessar a balsa na margem do lago em Alto Bela Vista. 

Na queda, o caminhão atingiu a lancha, sendo que o operador da balsa sofreu ferimentos em uma das mãos e precisou de atendimento médico. O motorista do caminhão não se feriu. Três caminhões guincho foram usados na época, numa grande operação como mostrou o Portal de Marcelino, para içar o caminhão que ficou a uma profundidade aproximada de 10 metros.

De acordo com a Tenente Luana Vicente dos Santos, encarregada pela Assessoria Jurídica da Delegacia da Capitania dos Portos em SC, o inquérito concluiu que houve imprudência do armador ao permitir máquina de solda instalada no convés para reparos estruturais durante a travessia, conforme fotos anexadas ao processo. 

Também foi constatada negligência do tripulante da balsa e do condutor do rebocador, pois ambos, segundo a militar, são qualificados para prever que a estivação errada do caminhão (fora da área demarcada) colocaria em risco a estabilidade da balsa. Tenente Luana Vicente dos Santos disse ainda que esta ação é responsabilidade de ambos, contrariando artigos da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.

O relatório conclusivo do inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo no Rio de Janeiro. “Lá, o processo será julgado pelos sete juízes” explicou ela.

Fonte: Portal de Marcelino / Marcelo Santos





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM