ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


REGIÃO

Hoje completa dois anos da passagem do tornado que devastou Xanxerê
A cidade ainda está em reconstrução, mas a maioria das residências já foram recuperadas.


Por Ederson Vilas Boas
Em 20/04/2017 - 10h34



Este dia 20 de abril é marcante, de forma negativa, para os moradores de Xanxerê. Hoje completam 2 anos da maior tragédia do município. No dia 2 de abril de 2015, um tornado, com ventos de mais de 250 quilômetros por hora, atingiu seis bairros da cidade, deixando mais de quatro mil desalojados segundo dados da Defesa Civil. Além de 539 desabrigadas, 97 pessoas com ferimentos e quatro morreram devido a força da destruição dos ventos. 

Durante o tornado, árvores foram arrancadas do chão pela raíz, veículos foram arremessados, mais de 200 casas foram totalmente destruídas, 360 parcialmente e outras duas mil tiveram algum tipo de dano em sua estrutura, números impressionantes para a cidade de 44 mil habitantes. 

Segundo especialistas, fatores como horário do fenômeno e o dia da semana, uma segunda-feira, minimizaram o número de vítimas fatais e de feridos. 

O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Perí, ressalta que dois anos depois, a grande maioria das residências já foi recuperada e reconstruída, graças a um trabalho conjunto de entidades públicas, iniciativa privada e organizações sociais.

O número de pessoas que atuaram diretamente na tragédia chega a 1.270 profissionais, entre agentes da Defesa Civil, Exército Brasileiro, Prefeitura, órgãos estaduais, polícias, Corpo de Bombeiros, SAMU e Companhias de energia e água. 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet