ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


GERAL

Urgente: Banco de Sangue precisa dos tipos O+ e O-
Neste período do ano cai o número de doadores.


Por Luan de Bortoli
19/05/2017 - 08h
- Atualizada em 21/05/2017 - 10:47



O Banco de Sangue do Hospital São Francisco precisa urgentemente de doadores de dois tipos de sangue: O positivo e O negativo. Nesta quinta-feira, dia 18, a unidade hospitalar enviou um pedido em público para pessoas que tenham os dois tipos façam a doação nos próximos dias. Há uma demanda grande nos últimos dias, por isso o estoque está baixo.

Segundo a enfermeira chefe do Banco de Sangue, Daniela Ferreira, a necessidade são os dois tipos específicos, já que os demais estão com quantidade aceitável no estoque.  “É importante neste momento que os doadores que tenham este tipo de sangue, ou de primeira vez ou pessoas que já realizaram doação, a gente vai conseguir atender melhor os pedidos e disponibilizar um estoque para eventuais emergências”, diz ela.

Segundo a enfermeira, uma das principais justificativas para a necessidade urgente é de fato a queda de doadores. De acordo com ela, já de anos anteriores se observa redução de doação neste período do ano. “Já em outros anos a gente tem observado uma diminuição no número de doadores em abril e maio em virtude da mudança de clima. Tem a situação da vacina da gripe também, porque o doador precisa esperar quinze dias para todas. Coincidiu também de ter muitos pacientes destes dois tipos de sangue internados”, explica.

Campanhas oficiais

O hospital e o banco de sangue fazem questão de ressaltar que campanhas feitas por fora, ou seja, não oficiais e que não partem da unidade hospitalar, devem ser evitadas. Muitas famílias acabam pedindo de forma “pessoal” por doadores o que tem causado confusão e sobrecarregam o atendimento. “Tivemos algumas situações, algumas vezes a gente vai conversar com a família do paciente e solicita a reposição de bolsas do sangue iguais ao que o paciente usou, e as famílias, para acelerar isso, divulgam em grupo. O doador vem pro banco e muitas vezes reclama do horário ou critérios”, comenta.

O Banco de Sangue do HSF fica aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 07h30 às 11 horas ou das 13h00 às 16 horas. Pessoas que doam com certa frequência já sabem qual é o procedimento. Porém, para quem quiser fazer a primeira doação, é preciso seguir algumas normas. É preciso estar bem alimentado, levar documento para fazer cadastro, estar bem de saúde e não usar medicamentos.

O Banco de Sangue fica localizado no novo prédio do Hospital São Francisco, na Rua Getúlio Vargas. Há também uma idade limite para fazer doação: é preciso ter idade a partir de 16 anos - com autorização de responsável. Quem já fez doações, pode repetir o ato até os 69 anos. Já para aqueles que vão fazer a primeira doação, no máximo até os 60 anos.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet