ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


POLÍTICA

Projeto que trata do horário livre ao comércio é aprovado
Votação feita pelos vereadores terminou com o placar de 7 a 5


Por Daisy Trombetta
Em 04/12/2017 - 19h06 - Atualizada em 05/12/2017 - 09:45


Plenário está lotado para a votação do projeto - Foto: Luan de Bortoli

Seguindo a tendência já esperada pelas tratativas, o projeto que trata do horário livre do comércio em Concórdia foi aprovado em primeira votação na noite desta segunda-feira em sessão na Câmara de Vereadores. O placar de votos encerrou com 7 favoráveis e 5 contrários à liberação do horário.

O projeto segue para segunda votação, que ocorre no dia 11, e se aprovado vai para a sanção do prefeito Rogério Pacheco. O passo seguinte é a publicado no Diário Oficial para poder virar lei no município e entrar em vigor. Conforme o texto original aprovado, os empresários poderão atender todos os dias da semana da 6h às 22h, inclusive aos domingos.

A sessão que garantiu a aprovação do documento em primeira votação foi recheada de polêmica e debates acalorados entre os vereadores. E também foi acompanhada por dezenas de empresários, trabalhadores do setor e também entidades ligadas à indústria e ao comércio, que lotaram o plenário do Legislativo.

LEI FEDERAL

O líder do governo na Câmara, Fabiano Caitano (PSDB), já fez a leitura da lei federal que embasa o projeto - enviado à Câmara pelo Executivo - e trata basicamente da permissão de funcionamento das lojas nos sábados e nos domingos. O assunto será debatido e votado pelos vereadores e deve render algumas polêmicas.

EMENDA REJEITADA

Isso porque já na sessão onde houve a aprovação inicial do documento foi recheada de polêmica, especialmente porque ocorreu três dias após a apreciação do projeto substitutivo apresentado pela bancada do PT, mas que foi rejeitado. Os vereadores acrescentam a sugestão como emenda no projeto original, mas ela também foi derrubada por 7 votos a 5 nesta segunda-feira.

Naquela ocasião, no último dia 1º, os vereadores da bancada petista defenderam que o comércio ficasse fechado aos domingos e abrisse apenas dois sábados. A sessão teve polêmica e várias discussões e o cenário deve se repetir nesta noite.

Em vídeo, acompanhe parte da sessão:






02 COMENTÁRIOS - Deixe também o seu Comentário



Alceu Matiollo comentou em 05/12/2017 as 20:50:19

GB, bem lembrado, o mais importante não e saber quem votou a favor , mas sim contra, esses eu mesmo não residindo em concordia quero saber quem são precisamos fazer saber a todo a comunidade de concordia quem e contra o desenvolvimento de nossa cidade e a favor da mesmice e do atraso.. Parabéns aso vereadores que tiveram a sensatez de votar a favor ..
GB comentou em 05/12/2017 as 14:27:19

Parabéns aos 7 vereadores que aprovaram o projeto, pensando no futuro de Concórdia. Já os demais vereadores, lembraremos de vocês na próxima eleição.
Só pra lembrar, abre quem quer, ninguém é obrigado. Trabalhadores continuarão fazendo suas 44 horas semanais, em escalas diferentes.
Garçons, cozinheiras, enfermeiras, médicos, jornalistas, garis, motoristas, atletas, professores, etc... trabalham em horário estendido, em vários turnos. Nunca vi seus sindicatos tentando proibir.
Então, sem drama!



© - Ideia Good - Soluções para Internet