Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Informe Publicitário

Sicredi promove Formação de Educação Cooperativa para Comunicadores

3ª Edição do evento reuniu comunicadores em Nova Petrópolis - RS

Por Simone Vieira
10/05/2018 às 09h09 | Atualizada em 10/05/2018 - 11h17

A instituição financeira cooperativa - Sicredi promoveu na sexta-feira e no sábado, dias 4 e 5 de maio, uma formação de educação cooperativa especialmente para comunicadores. O evento que reuniu mais de cinquenta profissionais da área da comunicação de diversos veículos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina aconteceu em Nova Petrópolis – RS, berço do cooperativismo no Brasil. 

Os formadores de opinião tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Cooperativismo em Linha Imperial, o Parque do Imigrante e compreender um pouco mais sobre o Sistema Sicredi, regulamentações e relações com demais sistemas cooperativos de crédito. 

O gerente de relacionamento e marketing do Sicredi Norte RS/SC, Alcimar Pavan, acompanhou o grupo com dez comunicadores da região e destacou a importância do evento. “Foi uma grande honra poder acompanhar esse grupo tão seleto de comunicadores de nossa região, que muito bem representaram suas instituições, na oportunidade agregamos novos conhecimentos sobre cooperativismo, trocamos experiências de comunicação e marketing e fizemos ótimas amizades. Fico com a sensação de dever cumprido e convicto que juntos fazemos a diferença”.

A instituição financeira está presente em 21 estados no Brasil, além do Distrito Federal. Já são mais de 3,7 milhões de associados e esse número não para de crescer. Na cooperativa de crédito os associados são donos e usuários dos serviços. Todos têm o mesmo poder de decisão, o resultado positivo é distribuído entre os associados de acordo com as operações que cada um realizou. As cooperativas também estão sujeitas as regulamentações do Banco Central bem como as demais leis brasileiras atinentes a atividade. 

O Sicredi possui mais de 1,5 mil agências no Brasil em 201 municípios. A instituição gera atualmente quase 23 mil empregos diretos e conforme a Revista Você S/A está, pelo sétimo ano consecutivo, entre as “150 Melhores Empresas Para Trabalhar” no Brasil. 

Conforme o gerente das emissoras, Rádio Rural e Rádio 96, Fernando Martini, o convite estreitou ainda mais o relacionamento entre emissoras e patrocinador. “Essa é uma excelente oportunidade para que nossos comunicadores aprofundem o seu conhecimento técnico sobre o patrocinador. Afinal, nossos radialistas levam informações das rotinas e serviços prestados pelo Sicredi em suas agências de toda região”.



Como nasceu o cooperativismo

É interessante observar como a cultura do cooperativismo está entranhada na história de Nova Petrópolis/RS e consequentemente na alma dos colaboradores do Sicredi. O modelo cooperativo foi trazido da Alemanha. No Brasil, foi por iniciativa do padre suíço, Theodor Amstad, que em 28 de dezembro de 1902 fundou-se o modelo cooperativo que deu origem ao sistema Sicredi, a primeira cooperativa de crédito brasileira. Em sua trajetória religiosa, o padre, no lombo de uma mula percorreu mais de 160 mil quilômetros no Rio Grande do Sul em busca de lideranças em cada cidade que pudessem dar continuidade ao modelo cooperativo. Seu trabalho rendeu frutos e durante sua vida religiosa ativa, 38 cidades fundaram suas cooperativas de crédito.



Agências em Concórdia 

A Cooperativa de Crédito Sicredi Norte RS/SC possui duas agências em Concórdia: na rua Domingos Machado de Lima, 654,  sob a gerência de Carlos Cavalli, telefone 3442-9090 e na Drº. Maruri, 1505, em frente ao Terminal Rodoviário, sob a gerência de Cleiton Muller, telefone: 3444-5304.  








SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM