Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Dicas do Dia

Dia do Meio Ambiente e a consciência sobre a separação do lixo

Falta de interesse e cultura ainda são barreiras

Por Simone Vieira
05/06/2018 às 08h31

Hoje é o Dia do Meio Ambiente e conforme pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (5), quatro em cada dez brasileiros (39%) dizem não separar o lixo orgânico do reciclável e 76% não fazem a separação por tipo de material. Quase um terço (28%) não sabe identificar por cores as lixeiras para coleta seletiva.

Apesar disso, 88% concordam totalmente que a forma correta de descartar o lixo é separando os materiais que podem ser reciclados e 95% acham que a reciclagem é importante para o futuro do planeta. Ainda que 56% das pessoas ouvidas afirmem que existe coleta seletiva em sua cidade, 50% dizem não utilizar nenhum serviço desse tipo.

Conforme publicação do G1, outro estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) no ano passado revelou que uma parcela de 13% do lixo sólido é reciclada no país, mesmo que 30% a 40% desses resíduos sejam recicláveis.

Falta de interesse 

Ainda segundo o estudo, 45% dos entrevistados têm alguma dificuldade em encontrar informações sobre coleta seletiva onde mora e 39% também têm alguma dificuldade para encontrar informações sobre reciclagem nos rótulos dos produtos.

"Em todos esses índices, aqueles que separam o lixo têm maior nível de informação do que os que não separam, apontando problemas de informação. Existe um caminho entre informação e ação, percorrido por cada indivíduo de acordo com as razões culturais ou senso de coletividade ", destaca Soraia Amaral Silva, gerente de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência.






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM