ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


DICAS DO DIA

OMS deixa de considerar Transexualidade como um transtorno mental
Última revisão dessa norma havia ocorrido há 28 anos


Por Simone Vieira
Em 25/06/2018 - 08h01


Foto: Instituto Mercado Popular

Conforme informações do IBDFAM, Instituto Brasileiro de Direito da Família, A Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a transexualidade como um transtorno mental, segundo a nova edição da Classificação Internacional de Doenças (CID).

A CID é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo e entrará em vigor em 1º de janeiro de 2022. A última revisão desta norma havia sido feita há  28 anos.

 Até agora, a CID considerava as pessoas que não se identificavam com o sexo que lhes foi atribuído ao nascer como doentes mentais. Segundo a OMS, o novo documento “reflete o progresso da medicina e os avanços na compreensão científica”. 

De acordo com a desembargadora aposentada e vice-presidente do IBDFAM, Maria Berenice Dias. “Esta correção já estava mais do que na hora. Havia um reclame generalizado, no mundo inteiro, há muito tempo, para ocorrer essa modificação. “A ideia de que a transexualidade seria uma doença mental está absolutamente superada com base em todos os avanços científicos a que já se chegaram até agora. Tenho certeza que a partir deste momento, o olhar da sociedade vai mudar quanto a esse segmento”, afirma.


Fonte: IBDFAM




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet