Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Dicas do Dia

Mais de 100 mil catarinenses não sacaram abono salarial ano-base 2016

Trabalhadores devem consultar se possuem direito ao abono

Por Simone Vieira
20/07/2018 às 08h32

Conforme publicação do DC, foi prorrogado o prazo para pagamento do abono salarial ano-base 2016. Os saques, que haviam encerrado no dia 29 de junho, agora poderão ser realizados  a partir de 26 de julho até 30 de dezembro. Segundo o Ministério do Trabalho, 101,7 mil catarinenses ainda não retiraram o dinheiro. A quantia disponível para saque  em SC é de R$ 73,2 milhões. 

O pagamento do benefício referente ao ano-base 2017 também começará a ser pago no dia 26 de julho. O valor depende do tempo que o trabalhador efetivamente realizou suas funções em 2016. O valor mínimo é de R$ 80. 

Para ter direito ao Abono Salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês em 2016 com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador tinha de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. O banco disponibiliza uma página para que o trabalhador consulte se tem direito a receber o valor. Para isso, é preciso informar o número do PIS (geralmente registrado na carteira de trabalho) e digitar a senha. Quem não tem senha, pode cadastrar uma na página de consulta.

Para os funcionários públicos, a referência é o Banco do Brasil. O banco disponibiliza um aplicativo que precisa ser baixado e instalado para que o trabalhador consulte se tem direito e o valor do benefício.

Fonte: DC





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM