ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


GERAL

JCI e entidades promovem Dia Mundial da Limpeza
Duas frentes de limpeza serão organizadas em Concórdia


Por Simone Vieira
Em 01/09/2018 - 17h13 - Atualizada em 01/09/2018 - 17:27



Nesta semana estiveram participando do Papo@96, Vilson Haefliger e Sandra Piola que fazem parte dos Escoteiros Concórdia e a Coordenadora Local do Projeto Dia Mundial da Limpeza e participante da JCI, Juliana Lazzarin. 

No dia 15 de setembro acontece em Concórdia, entre 8h e 11h e de forma concomitante em 160 cidades brasileiras o movimento que deve mobilizar mais de 10 milhões de voluntários que vão entrar em ação e deixar as cidades mais limpas. 

Conforme a coordenadora do projeto “o objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Município, empresas e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações”, destaca.

Vilson Haefliger faz questão de salientar que são várias entidades que já foram convidadas. “Faremos duas frentes, uma que inicia próximo à Cordial Fiat e segue até o Trevo da BR 153 e outra que inicia no Trevo do Bairro dos Estados e segue até o Posto da Polícia Rodoviária Estadual. Teremos todo o apoio das entidades como Bombeiros Voluntários e polícia para promover a segurança das pessoas que participarem da ação”. 

Envolvimento das entidades

Secretaria de Educação: esta deve envolver as creches e escolas na ação de limpeza. As escolas poderão realizar a ação no dia 14 de setembro (sexta feira). 

Crianças a partir de quatro anos podem fazer uma atividade dentro da escola, recolhendo lixo que está jogado no chão. Estudantes a partir de 10 anos podem realizar a ação de limpeza no bairro da escola. 

Secretaria de Limpeza e Serviços Urbanos: a destinação do lixo recolhido é muito importante, portanto, a secretaria receberá os endereços com os pontos onde ocorrerão as ações para realizar a coleta. 

Secretaria de Meio Ambiente e Turismo: A limpeza urbana afeta diretamente essas secretarias. Em muitos municípios as secretarias são integradas. É muito importante o apoio e parceria, seja institucional ou com materiais necessários para a realização da limpeza (luvas, sacos de lixo, água, camiseta). 

Chefe do Poder Executivo Municipal: os organizadores fazem questão da presença do prefeito e vice na ação de limpeza voluntária pois tem grande significado para a rede e mostra ainda mais comprometimento com o cuidado com a cidade. A população se espelha em seus líderes. 

Meios de comunicação: Divulgação do dia do evento em rádios, jornais e redes sociais auxiliará na propagação da mensagens e objetivos do projeto. 
 
Como surgiu O Dia Mundial da Limpeza

Conforme explicou a Coordenadora Local do Projeto, Juliana Lazzarin, o evento surgiu na Estônia. O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza iniciou em 2008 quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Ljubljana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do mundo. 

O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. Em 15 de setembro, todos esses países, voluntários e parceiros se reunirão para diminiur o lixo no mundo e chamar a atenção para o lixo mal administrado. 

Informações

A coordenadora, Juliana Albiero Lazzarin se colocou a disposição para maiores esclarecimentos e para as entidades que desejarem participar podem entrar em contato pelo (49) 9 9137-5850 - Juliana.

Entidades parceiras 

Secretaria de Urbanismo - Engenheiro Anibal Fontanella

Secretaria de Educação - Diretora Pedagógica Dóris Marcon 

Fumdema - Superintendente Gilberto Romani e Fernando Giuliani

Grupo de Escoteiros Concórdia - Diretor Técnico Vilson Haeflinger  e Sandra Piola /Chefe do Grupo de Escoteiros - Lobinhos

Farmácia Dehon - Nadir e Rodrigo Galke

BTM Brindes- Luís Schaefer 

Polícia Militar Ambiental - Comandante Ivan Carlos

Polícia Militar - Tenente Coronel Vargas

Leo Club Ômega Concórdia Centro - Presidente Ediomar Pozzo

Policia Rodoviária Estadual - Comandante Cherini

Departamento  Municipal de Trânsito - Diretor Rudimar Vitto

Bombeiros Voluntários - Comandante Juliano Camilo

Bombeiros Mirins - Pedagoda Nadia Gavazzoni






Fonte: JCI




01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário



Juliana A Lazzarin comentou em 03/09/2018 as 14:59:56

Parabéns Simone! Muito bem explicado!



© - Ideia Good - Soluções para Internet