ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


DICAS DO DIA

Prevenção ao Suicídio
Mês de setembro é de conscientização e prevenção


Por Simone Vieira
Em 03/09/2018 - 15h44


Foto: Agora Litoral

Conforme publicação da Alesc, mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. Isso representa uma morte a cada 40 segundos. 

O Brasil é o oitavo país com mais suicídios registrados. Em 2012, foram registrados 11.821 casos, conforme o relatório sobre prevenção ao suicídio da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em setembro de 2015. 

De acordo com médico psiquiatra Eduardo Pimentel, na maioria dos casos o suicida deu amplos avisos de que alguma coisa não estava bem. “Por isso é importante prestar atenção em mudanças de hábito e isolamento”, alerta. 

O tratamento da depressão constitui a principal forma de prevenção do suicídio, já que mais de 98% dos casos estão associados à depressão e outros transtornos mentais. Nos principais grupos de risco estão os homens, os jovens, de acordo com o psiquiatra, por serem mais impulsivos e menos tolerantes às adversidades. 

No caso dos adultos e idosos, estresse, doenças crônicas, problemas financeiros, associados à depressão ou transtornos de personalidade, podem levar ao suicídio. “Estima-se que para cada suicídio registrado, outras dez tentativas ocorreram. Por isso é importante conversar sobre suicídio, detectar problemas mentais, quebrar o estigma e o preconceito e procurar ajuda. 

Fonte: Alesc




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet