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Horário de Verão inicia neste domingo

Impactos no cotidiano pode diminuir produtividade

Por Simone Vieira
30/10/2018 às 05h37

Conforme publicação do Diário Catarinense, o horário de verão, após muitas confusões, começa oficialmente no próximo domingo (4). Mesmo com a diferença de apenas uma hora, as mudanças no corpo são grandes, especialmente para aqueles indivíduos designados como matutinos ou vespertinos. 

De acordo com Geraldo Rizzo, coordenador do Núcleo de Distúrbios do Sono do Hospital Moinhos de Vento, a justificativa para essas alterações é simples: nosso relógio biológico, espécie de marca-passo do organismo que regula todos os órgãos. Cabe a esse mecanismo ajustar os horários em que sentimos fome, em que vamos ao banheiro e em que deitamos para dormir. Portanto, ao adiantar o relógio, algumas pessoas podem sentir dificuldade para pegar no sono, ficar mais cansadas, irritadas, ter alterações no humor e apresentar inquietude. 

Para quem está incluído nesses 20%, a boa notícia é que, via de regra, o organismo leva um dia para se adaptar ao novo horário. Segundo Rizzo, a medicina calcula que, para cada hora de mudança, é preciso um dia de adaptação. 

Como cada indivíduo é único, há quem estenda o "sofrimento" por mais dias ou até mesmo nunca se adeque à hora à frente. No entanto, há algumas dicas para facilitar esse processo:  

Sono 

– Nossa sociedade entende que tem mais tempo para lazer, mas acontece que, no outro dia, as coisas são iguais. Em vez de deitar às 22h, a pessoa acaba indo para cama às 23h, mas acorda às 6h, ou seja, vai dormir menos horas – destaca Rizzo. 

Para evitar as horas a menos de sono, a recomendação é: mantenha o horário normal de ir para a cama. Isso significa seguir o mesmo horário de janta e de desacelerar. 

A biomédica Luísa Klaus Pilz lembra que, apesar da mudança no relógio, nosso corpo é guiado pela luz, portanto, é bom evitar a exposição excessiva à luz branca ou azul no período da noite: 

Alimentação 

A regra é sempre manter as horas habituais, mesmo com a hora à frente.  

– O horário de dormir a gente não estabelece, mas sim o de deitar. Agora, o momento de comer é a pessoa que determina. Então, deve-se manter a rotina – ensina Rizzo. 

Isso quer dizer: nada de jantar mais tarde só porque o horário mudou – isso vai fazer com que você durma mais tarde, mas acorde na mesma hora. Na prática, isso significa dormir menos. 

Chás e café podem dar uma mãozinha no começo, mas funcionam só como paliativos, alerta o médico: 

– Débito de sono a gente paga dormindo, não com café. 

Dicas importantes

– Procure manter os horários que obedeciam antes da mudança: se jantava às 20h, siga jantando às 20h do novo horário. 
– Inicie o processo de adiantar o relógio, deitando mais cedo, por exemplo, alguns dias antes. 
– Três noites antes do começo do horário de verão e três depois, durma com as persianas abertas. Isso porque a entrada da luz mais cedo ajuda no despertar. 
– Evite atividades que exijam muita atenção nos primeiros dias. 
– Fuja de comidas pesadas no jantar. 
– Esqueça as luzes brancas e azuis excessivas ao anoitecer.

Fonte: DC





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