ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


CARNAVAL

Carnaval 2019 não terá desfile de escolas de samba
Fundação de cultura garante que Carnaval vai ocorrer.


Por Luan de Bortoli
Em 31/10/2018 - 07h38 - Atualizada em 31/10/2018 - 15:43



A indefinição sobre a realização dos desfiles de Carnaval para 2019, informada anteriormente em agosto pela reportagem da emissora, se confirma agora. A tendência é grande para que o evento não ocorra, voltando apenas em 2020. Fatores como falta de recursos suficientes para a realização do evento e o pouco tempo para organização estariam entre os motivos. A informação de que não haverá desfile das três escolas de samba circulou pelas redes sociais. 

A reportagem entrou em contato com o superintendente de cultura de Concórdia, Julio Gomes, que confirmou a informação e disse que a decisão ocorre em comum acordo entre as agremiações e a fundação. “Estamos conversando com as escolas. Houve um entendimento e pode ser que eles não saiam na avenida com desfile das escolas para poder de organizar melhor com um projeto maior para 2020. A gente deixou claro que temos um teto de recursos e, dentro do entendimento deles, eles pensam que não é um valor suficiente, visto que não tem outras fontes de recursos”, comenta.

Apesar de os desfiles deixarem de ocorrer, o Carnaval 2019 está garantido. Gomes conta que a fundação está terminando de desenhar como será a folia do próximo ano. “Esse ano a fundação se encarrega de realizar um carnaval diferenciado. Esse ano a gente se propõe a realizar um carnaval de salão para terceira idade, um infantil e talvez um para adulto. Seria um sábado à tarde, um domingo à tarde e uma noite para adulto. Isso ainda está sendo desenhado”, comenta.

Conforme Julio Gomes, seriam eventos destinados para toda a população com entrada gratuita em todos os dias de festa, assim como ocorreu na edição deste ano. A ideia da fundação é realizar o Carnaval, novamente, no Parque de Exposições pela facilidade de espaço, estacionamento e sem transtornos ao trânsito e comércio no centro.

Os desfiles do Carnaval de Concórdia vem sofrendo alguns problemas desde 2017, quando também iniciou a nova administração do município. No ano passado, os desfiles ocorreram com as três escolas, mas não houve disputa. Neste ano, as apresentações, novamente sem disputas, tiveram apenas duas escolas. Uma das agremiações desistiu alegando falta de recursos. 

O Carnaval com desfiles em Concórdia começou em 2010, quando duas das atuais escolas desfilaram pelas ruas centrais do município constituídas ainda como blocos – no caso, a Matriz do Samba e a Unidos da Alegria. Em 2011, a Império Guerreiro chegou como o terceiro bloco. Foi em 2012 que elas foram legalizadas e passaram a ser constituídas como escolas e o Carnaval passou a ter desfiles oficializados. 



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet