ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


EDUCAÇÃO

Promotor de Justiça realiza palestra com alunos, em Engenho Velho
O encontro faz parte do "Projeto Cultivando Atitudes", lançado pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina


Por Luan de Bortoli
Em 06/12/2018 - 06h30



A 3ª Promotoria de Justiça de Concórdia, com atuação na área da Infância e Juventude, realizou, na tarde de terça-feira, dia 04,, palestra com alunos da Escola José Pierezan, na Comunidade de Engenho Velho, em Concórdia. O encontro faz parte do "Projeto Cultivando Atitudes", lançado institucionalmente pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, neste ano.

O Projeto Cultivando Atitudes tem por objetivo trazer noções de cidadania aos alunos, assim como aproximar os Promotores de Justiça da comunidade, ouvindo e debatendo problemas locais com os estudantes.

A palestra foi ministrada pelo Promotor de Justiça da Infância de Concórdia, Marcos De Martino. Estiveram presentes aproximadamente 60 alunos do 5º ao 9º ano, os Professores Andréia Luciana Prudente Scortegagna, Lúcio Vogt, Samara Elisa Pelisson, Samara Zampieri Martins, Lumara Rhoden, Clair Coldebella Camillo, Lairtes Kirsten, Isanir Salete Garbossa Casarotto e Santo Hermínio De Luca e a Diretora Alexandra Dallagnol Geuda. Na oportunidade, os estudantes participantes receberam uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens explicativas do projeto, folders, um estojo e um lápis. Na ponta de cada lápis, existe uma semente de árvore frutífera, para que os alunos, após o utilizarem, possam plantar as sementes, num gesto simbólico que se transformará numa árvore.

Durante as atividades, De Martino explicou as funções do Promotor de Justiça, que pode atuar na área criminal (processando aqueles que cometem crimes), na moralidade administrativa (combatendo atos de corrupção e fraudes eleitorais), no meio ambiente (cobrando a reparação de rios poluídos), na área da infância e juventude (protegendo menores de idade em situação de risco e garantido escolas seguras e transporte escolar adequado), na área da cidadania (garantido medicamentos para menores de idade e idosos, bem como exigindo hospitais de qualidade para a população), dentre outras funções.

Além disso, o Promotor ressaltou condutas indevidas do cotidiano dos estudantes que devem ser evitadas (querer levar vantagem em tudo, furar fila, aceitar o troco errado, colar nas provas, fazer "gato" de luz, água e internet), assim como destacou a necessidade de cultivar boas atitudes (tratar os outros como você gostaria de ser tratado, respeitar os pais e professores, ajudar as pessoas, prestar socorro, proteger os mais fracos, plantar uma árvore, além de outros exemplos).

Ao final, os alunos foram lembrados que podem ajudar o Ministério Público e a sociedade, Cultivando Atitudes e sendo pequenos Promotores de Justiça na comunidade, promovendo a justiça ao seu redor.

Entenda os trabalhos do Ministério Público

Entre o ano de 2016 e no início de 2017, o Ministério Público realizou um primeiro ciclo de palestras com os Conselheiros Tutelares e Professores das cidades de Concórdia, Alto Bela Vista, Irani, Peritiba e de Presidente Castello Branco. Em 2017 e no início de 2018, houve um segundo ciclo de palestras, desta vez com os pais de alunos de todas a cidades pertencentes à Comarca de Concórdia.

Durante este terceiro ciclo, o Ministério Público comparecerá em sala de aula a fim de sanar eventuais dúvidas que os alunos mais velhos possuam sobre noções de direito, justiça e cidadania, bem como cultivar atividades positivas entre os estudantes mais jovens.

As Escolas interessadas em agendar a atividade poderão entrar em contato com a 3ª Promotoria de Justiça, pelo e-mail concordia03pj@mpsc.mp.br.

Fonte: Blog das promotorias Concórdia / Serginho Primam




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet