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DICAS DO DIA

Troca dos presentes de Natal
Lojas não possuem dever de troca no caso de produtos sem defeitos


Por Simone Vieira
Em 26/12/2018 - 08h15


Foto: IG

Não tem data no ano em que as pessoas ganhem tantos presentes como no Natal. Mas nem sempre o carinho em forma de presente é do agrado ou do tamanho certo de quem ganhou, e o jeito é trocar. 

Se você ganhou uma roupa e não serviu é a loja  quem decide se troca ou não quando o produto não tiver defeito. Vale para tamanho, cor, troca por outro produto. 

E é a loja que define as regras e prazos para a troca. Importante sempre perguntar na hora da compra se é possível trocar e quais são as condições. 

Se você comprou um presente para as crianças neste natal, para um familiar e o presente veio com defeito, já tenha em mãos a nota fiscal. 

É  a nota fiscal que garante o dia da compra e o preço, por exemplo. A loja fica na obrigação de fazer essa troca. Se o problema for no lote todo da mercadoria, o cliente pode pedir o dinheiro de volta ou até mesmo trocar por outro produto da loja. A loja tem 
30 dias para resolver o problema. 

A empresa tem o direito de mandar para perícia, assistência técnica, ou para a fábrica (é preciso analisar caso a caso). Se não resolveu no prazo, o cliente pode pedir a troca por outro produto, devolução do dinheiro corrigido ou redução do preço deste mesmo produto com defeito. 

Nesse último caso, a pessoa não poderá mais solicitar a troca ou o conserto do item.



Fonte: Terra




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