ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


GERAL

Cerca de 40% dos jovens já se alistaram em Concórdia
Período vai até o fim de junho e pode ser feito pela internet.


Por Luan de Bortoli
Em 09/04/2019 - 06h51 - Atualizada em 10/04/2019 - 07:15



Transcorrendo já há três meses e faltando mais três, o Alistamento Militar dos jovens nascidos em 2001 e que completam 18 anos em 2019 já teve cerca de 150 alistados presencialmente em Concórdia, e mais um pequeno número não informado que realizou o procedimento via online. A inscrição, que vai até o último dia útil de junho, pode ser feita pelo site www.alistamento.eb.mil.br. pessoalmente na Junta de Serviço Militar, que fica na Rodoviária de Concórdia.

A secretaria da unidade local, Genecir Bernardi, explica que, caso o jovem faça o alistamento através da internet, precisa ir até a Junta para marcar o juramento à bandeira. “Temos as duas formas de alistamento. Uma é online. O jovem pode se alistar online. Depois ele precisa vir até a Junta para encaminhar a dispensa e marcar o juramente. Ou então ele deve procurar a Junta munidos com certidão de nascimento, identidade, CPF e comprovante de residência”, diz.

Em Concórdia, até o momento, cerca de 40% do público-alvo já realizou o procedimento, de um total de 550 jovens que são aguardados. O juramento e a dispensa serão feitos em etapas com pequenos grupos. “A gente espera, como todo ano, um aproximado de 550 jovens de Concórdia. E já estamos marcando o juramento, e será em três etapas neste ano. A primeira etapa será no dia 26 de abril. [O número de 150] está dentro do esperando visto que alguns já realizaram o alistamento online e não procuraram a justa para encaminhar a dispensa e marcar o juramento”.

O alistamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.




SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet