ÁREA RESTRITA - Bem Vindo {NOME_USUARIO}




NOTÍCIAS


GERAL

Provas eletrônicas para obtenção de CNH chegam a Concórdia
Novidade chegou em maio ao município e visa economia e agilidade.


Por Luan de Bortoli
Em 02/05/2019 - 13h21 - Atualizada em 02/05/2019 - 13:36



Projeto que iniciou ainda em 2016 no estado de Santa Catarina, as provas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio eletrônico chegaram a Concórdia em maio de 2019. O modelo é uma novidade que vem sendo implantando no estado todo e visa a modernização e economia do sistema, através da Circunscrição Regional de Trânsito - CIRETRAN de Concórdia.

Conforme as informações do delegado regional Marcelo Nogueira, a novidade começou a ser praticada nesta quinta-feira, dia 2 de maio, com os primeiros alunos realizando os testes. Até então, as provas teóricas eram aplicadas de forma manual. "A prova era impressa, depois deveria ser lançado no sistema e só então o resultado era conhecido. Esse processo dinamiza. Possibilita maior segurança, agilidade, tanto que o resultado da prova é conhecido imediatamente", explica.

As 40 questões da prova são sorteadas aleatoriamente de um banco de dados com mais de 2000 opções, cujo conteúdo é revisado com frequência, considerando as recentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. Com este novo modelo, as provas serão aplicadas todos os dias pois o número de computadores é menor do que a quantidade de alunos buscando a habilitação. Antes, eram duas provas semanais.

No estado, Florianópolis foi a primeira cidade a aplicada a novidade, mas ainda no ano de 2016. Em Concórdia, chegou somente três anos depois. A intenção do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) era que a modernização do sistema de provas tivesse sido aplicada a todas as cidades catarinense até o fim do ano passado.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR






© - Ideia Good - Soluções para Internet