Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Saúde

Dia D da campanha de vacinação da gripe H1N1 neste sábado

Em Concórdia, unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h sem fechar ao meio dia para imunizar o público alvo

Por Luan de Bortoli
04/05/2019 às 06h41 | Atualizada em 04/05/2019 - 16h55

Neste sábado, 4 de maio, acontece o dia D de Vacinação contra a Gripe Influenza H1N1. As unidades de saúde de Concórdia estarão abertas das 8h até às 17h, sem fechar ao meio dia, para fazer a aplicação das doses ao público alvo. Crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, idosos, indígenas e doentes crônicos devem receber a vacina. A campanha nacional iniciou no dia 10 de abril e segue até 31 de maio.

A enfermeira da unidade sanitária do Centro, Ieda Schumann, comenta que Concórdia possui a meta de vacinar aproximadamente 18 mil pessoas. Até o momento, 39% do público, pouco mais de 7 mil pessoas já receberam a dose. O objetivo da campanha nacional é imunizar ao menos 90% do público alvo. A mobilização deste sábado, faz parte do trabalho de alcançar esta meta.

Segundo dados da saúde, a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM