Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Região

Alunos aprendem de um jeito diferente no Parque Fritz Plaumann

A atividade fez parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente

Por Luan de Bortoli
10/06/2019 às 07h56

Em meio a trilha do Lajeado Cruzeiro, uma das quatro atrações do Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia (SC), uma turma de 25 crianças do 2º ano da EBM Concórdia – CAIC, aprendeu de uma forma diferente, em contato direto com a natureza, sobre o meio ambiente e conservação. A atividade fez parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente (31/5 a 5/6) organizada pelo parque.

O local é uma das duas Unidades de Conservação instaladas pelo Consórcio Itá como compensação ambiental pela instalação da Usina Hidrelétrica Itá. Além da Unidade em Concórdia, foi instalada outra Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, em Marcelino Ramos (RS). As unidades abrigam importantes espécies da fauna e flora regional e oferecem atividades para a comunidade de forma gratuita.

Para Murilo Anzanello Nichele, membro da equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann (ECOPEF), as unidades de conservação são laboratórios ao ar livre. Elas permitem que as teorias e conceitos sejam exemplificados e reconhecidos na prática, através da realização de trilhas ecológicas e dos trabalhos de educação e interpretação ambiental. “Os visitantes têm a seu dispor diferentes trilhas e um centro de visitantes com sala de exposição interpretativa, o que possibilita que os monitores possam apresentar ao público visitante os diferentes atrativos da unidade de conservação”, avalia Murilo.

Imersão ambiental

Em meio a trilha e ao som da natureza, a vivência se intensifica. Para a diretora escolar do CAIC, Raquel Celeste Fazolo, o meio ambiente é um tema muito trabalhado em sala de aula, mas quando é oportunizado conhecer uma Unidade de Conservação, é mágico. “Eles percebem que cuidar do meio ambiente e cuidar do meio em que eles vivem, é uma só coisa”, ressalta Raquel. Conforme Murilo, essa imersão relatada é o que proporciona sentido ao trabalho dos profissionais que atuam no local. “As unidades de conservação fechadas não conseguiriam sensibilizar os diferentes públicos”, comenta ele.

Cartilhas educativas

Ao final da visita ao Parque Estadual Fritz Plaumann os alunos receberam cartilhas sobre Unidades de Conservação. O material foi produzido pelo Centro de Divulgação Ambiental (CDA), do Consórcio Itá, e integra a série dos personagens Leo e Juju. Como uma revista em quadrinhos, o impresso conta a história sobre a visita da turma da escola dos personagens a uma Unidade de Conservação. Ambos narram sobre as aventuras na trilha ecológica e o que aprenderam sobre preservação, fauna e flora e os parques em nossa região.

Fonte: Consórcio Itá





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM