Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Saúde

AME tipos 2 e 3 é incluída no SUS

Anteriormente, somente tipo 1 receberia medicamento.

Por Luan de Bortoli
14/06/2019 às 06h44 | Atualizada em 14/06/2019 - 16h07

Uma boa notícia para as mais de 1.500 pessoas no Brasil com Atrofia Muscular Espinhal (AME), entre elas, em Concórdia. Depois do anúncio da inclusão do remédio Spinraza no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com o tipo 1, uma portaria publicada nesta quarta-feira (12) inclui o benefício para os tipos 2 e 3 da doença. A doença é degenerativa e não tem cura.

O medicamento é o único do mundo recomendado para pacientes com AME e cada ampola custa R$ 420 mil. Estará disponível na rede pública em outubro deste ano. A novidade foi dada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Araújo, em audiência na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara. 

Em Concórdia, são sete casos de AME, sendo seis do tipo 1 e um caso do tipo 2. Agora, esta criança também poderá ter a oportunidade de ter o tratamento pelo Sus.Em Santa Catarina, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, há oito pacientes com AME que recebem o Spinraza de forma judicial. Mas o número de pessoas com a doença pode chegar a centenas, já que muitas ainda não conseguiram o direito na Justiça. 


Fonte: DC





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM