Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Expo Concórdia

Expo Concórdia: um mês para o evento

CCO agiliza os preparativos e foca nos detalhes do evento.

Por Luan de Bortoli
06/08/2019 às 06h38 | Atualizada em 06/08/2019 - 08h35

A espera está chegando ao fim. Hoje, terça-feira, dia 6 de agosto, marca exatos um mês para o início da Expo Concórdia 2019. A expectativa de todos é grande porque o evento não é realizado no município desde 2013. Em 2015 e 2017, a feira foi suspensa, entre outros fatores, pela falta de recursos oriunda da crise econômica que atingiu o Brasil.

Os preparativos estão sendo intensificados nestes dias que antecedem o evento. A Comissão Central Organizadora, comandada pelo secretário de desenvolvimento econômico, Wagner Simioni, tem cuidado de detalhes da programação e demais itens da organização. “Nós temos muito para mostrar. Somos destaque em agricultura, em gestão. Temos muito a mostrar para o Brasil. Por isso se tornou um evento tão grande. Esperamos que seja um sucesso”, explica o coordenador.

Conforme Simioni, a expectativa está grande pois o evento está ainda maior. “São vários eventos dentro da Expo. Tem palestra com notáveis de Concórdia que são destaques Brasil afora. É um conjunto de eventos que vai acontecer em paralelo, o que torna o desafio maior ainda. Dessa vez a Expo está sendo realizada totalmente pela prefeitura. E isso é muito burocrático. Estamos fazendo um esforço extra”.

Membro da CCO, Edila Souza lembra que haverá mais atrações dentro do evento. “Tem o evento da robótica, que só ocorre no eixo R Sp, e agora em Concórdia. Concórdia vai ser a capital da robótica. Então todos vão poder ver as disputas. E deveremos receber muita gente da região para ver essa parte. E tem também o agronegócio”. Edila

Ela ainda destaca que a estrutura será a maior já usada. “Em questão de estrutura, nenhuma expo teve essa estrutura, totalmente diferenciada. O parque já está movimentado. A gente já liberou para standes externos montar, porque eles fazem standes maiores. E intensifica a parte interna a partir do dia 2 de setembro”, explica ela. 

Conforme Edila, organizar o evento traz uma série de desafios pois é a própria prefeitura que está tendo que organizar todos os detalhes. “Em 2017 não aconteceu por causa dos recursos. A Expo ocorre apenas em anos impares. E agora, por conta de legislação, é tudo por conta da prefeitura. Não que a gente não quisesse a ajuda dos parceiros, mas não pode. Como diz o prefeito, de tudo que se faz, se juntando isso tudo, a Expo Concórdia será a maior. Acredito ninguém vai se arrepender de ir ao Parque”.

Programação

Recentemente, a programação por uma rápida alteração. O Grupo Tholl, que se apresentaria no dia 8 de setembro, um domingo, fará sua apresentação dois dias antes, na sexta-feira, dia 6, abertura da feira. A apresentação será a partir das 19 horas, no Centro de Eventos, com entrada gratuita. O objetivo da mudança foi possibilitar mais um espetáculo para o público, já que naquela noite haverá show grátis de Chrystian e Ralf. 

Com a mudança, o cronograma de apresentações fica da seguinte forma: Chrystian e Ralf e Grupo Thol abrem a feira no dia 6 de setembro. Anitta se apresenta no dia 7. No dia 08, uma atração nativista ainda não informada. Anderson Freire se apresenta no dia 9 de setembro, uma segunda-feira. O show gaúcho de Joca Martins será em 11 de setembro, uma quarta. No dia 12, Nenhum de Nós, seguido de Skank na sexta-feira, dia 13. Fernando e Sorocaba se apresenta no dia 14. O encerramento da feira, dia 15, será com Tradição e Gaúcho da Fronteira.

Além disso, há poucas semanas a Comissão também definiu pela mudança do local dos shows, que passou da entrada para os fundos do Parque, atrás do Rio dos Queimados, onde estaria o Parque Infantil. A estrutura para as crianças ocupará dois espaços na área central, ao lado do portão de entrada e também ao lado da Fábrica da Santa Terezinha.

Além disso, a Comissão já começa a incentivar a população a usar o transporte público para o deslocamento até o Parque de Exposições nos dez dias de evento. O preço da tarifa deverá ser especial no período. Os ônibus buscarão o público de diversos bairros e não apenas do centro. A recomendação pelo transporte público é, principalmente, por conta da falta de espaço para estacionar dentro e nas proximidades do Parque.

Sob o slogan “Inesquecível”, a feira vem com grande expectativa de resultados. Ainda não há uma projeção de negócios, mas a tendência é superar os cerca de R$ 60 milhões da última edição, realizada em 2013, e receber mais de 250 mil visitantes de toda a região. Restam menos de três meses para o início da feira. A Expo Concórdia 2019 está agendada para ocorrer entre os dias 06 e 15 de setembro. 

A última Expo Concórdia, realizada ainda em 2013 reuniu 500 expositores da agropecuária, comércio, serviços, indústria, cultura, gastronomia, shows e lazer, movimentando R$59 milhões em negócios. Somente as concessionárias venderam 171 veículos. Na Mostra da Agricultura Familiar, no Café Colonial foram servidos 5 mil cafés, no leilão de suínos 35 animais foram comercializados para produtores de oito estados do país. Nos dez dias de feira, segundo levantamento, 180 mil pessoas circularam pelo Parque de Exposições.










SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM