Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Concórdia

Mutirão de cirurgias de catarata inicia dia 29 de agosto

Secretaria de Saúde já está entrando em contato com os pacientes para agendar os procedimentos.

Por Ederson Vilas Boas
22/08/2019 às 08h26

A Secretaria de Saúde anunciou um novo mutirão de cirurgias de catarata com início dia 29 de agosto. Serão 73 pacientes atendidos e que realizarão o procedimento entre o fim do mês de agosto até dezembro, na cidade de Itá. Os pacientes devem aguardar o contato da Secretaria de Saúde informando sobre o agendamento do serviço.

Segundo o secretário de Saúde, Sidnei Schmidt, somados os anos de 2017 e 2018, foram realizadas 363 cirurgias de catarata por meio dos mutirões organizados pela Secretaria de Saúde de Concórdia e efetuadas em Caçador e Fraiburgo. Neste ano já foram contabilizadas 176 cirurgias e, com o mutirão, serão 249 procedimentos. “Foi um esforço de vários secretários aqui da região da AMAUC, para que a gente conseguisse trazer esse motivo para nossa região. Então foi possível que a gente conseguisse habilitar o hospital de Itá, e inclusive o médico que operará os pacientes é de Concórdia, o Dr Mateus Pellizzaro. Desde 2017, a gente vem realizando essa cirurgia e já chegamos a totalidade de 539 cirurgias realizadas, de forma totalmente gratuita e com transporte gratuito”, ressalta.

O secretário destaca que os mutirões beneficiaram os pacientes que entes aguardavam até cinco anos por uma cirurgia. “Tendo muitos pacientes, que estavam há muito tempo na fila espera. Quando assumimos o governo, os pacientes aguardavam em torno de quatro a cinco anos para conseguir realizar essa cirurgia. Hoje a gente conseguiu dar celeridade na fila e o paciente aguarda no máximo quatro, cinco, seis meses”, finaliza. 

No ano a secretaria de Saúde investiu em Concórdia R$ 72 milhões, o que representa 25% da receita do município. 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM