Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Estado

Audiência Pública para licenciamento ambiental

Encontro na 2ª feira em Chapecó.

Por Marcos Feijó
30/08/2019 às 08h08 | Atualizada em 30/08/2019 - 19h14

A dificuldade em emitir uma licença ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) é reclamação corrente de empresários e agricultores, especialmente no Oeste Catarinense. Com o intuito de discutir a situação, apresentar a realidade vivida e buscar uma solução para o caso, o deputado estadual Altair Silva propôs uma audiência pública.

O evento será realizado em Chapecó, no Auditório da Prefeitura Municipal, às 14 horas da 2ª feira. “Queremos encontrar alternativas para que as licenças ambientais sejam expedidas com mais agilidade. Várias proposições serão apresentadas e esperamos sair com um encaminhamento que permita criar uma nova política para emissão dessas licenças”, comentou Altair (OUÇA abaixo). 

O tema é polêmico e incomoda a população oestina. Na região, existem casos que foram judicializados e produtores que estão inadimplentes junto as instituições financeiras por questões de produtividade. Eduardo Vieira, empresário de Santa Helena, afirma que segue com as mãos amarradas por um órgão público, que impede de crescer, investir enquanto empreendedor e gerar empregos. “Estamos deixando de gerar 25% a mais de empregos do que temos atualmente”, lamentou.  

Suinocultor há 15 anos, Rogério Melz, está aguardando uma licença ambiental de ampliação das instalações há pelo menos 7 meses. “Alguém querer produzir e ter que pegar um advogado para conseguir uma licença é um absurdo. Isso aconteceu comigo! Já perdi pelo menos dois lotes e mesmo com a construção pronta, ainda não consegui alojar”, relatou Rogério.  

Lideranças ligadas ao agronegócio, políticos, agricultores, empresários, produtores e a população foram convidadas. O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, confirmou presença, assim como representantes do Ministério Público do Estado. 



Confira o áudio:






SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM