Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Estado

Concórdia bate recorde de calor de 32 anos no mês de setembro

Município registrou maior temperatura para setembro desde 1987, conforme Embrapa.

Por Luan de Bortoli
17/09/2019 às 12h07 | Atualizada em 17/09/2019 - 18h45


O forte calor que vem atingindo todo o Estado desde o fim de semana culminou em temperaturas acima do que se espera para o período e várias cidades quebraram recordes de máximas para o mês de setembro neste início de semana. Concórdia também atingiu a maior temperatura para o período, conforme levantamento feito pela reportagem da emissora.

Nesta segunda-feira, dia 16, o município teve como temperatura máxima 36ºC (e mínima de 18,5ºC), conforme o acompanhamento em tempo real feito pela Embrapa Suínos e Aves. A reportagem fez um levantamento e constatou que desde 1987, quando a empresa iniciou o monitoramento climatológico, Concórdia nunca havia atingido este valor, ou seja, em 32 anos.

Para efeitos comparativos, esta temperatura de segunda-feira já é uma das maiores do ano, perdendo apenas para os meses de janeiro e fevereiro. Naquele período, Concórdia registrou máximas de 37ºC em duas oportunidades, igualando o recorde que havia sido em dezembro do ano passado.

Estas altas, aliadas ao tempo seco dos últimos dias e à falta de chuva, tem causado uma série de problemas em boa parte de Santa Catarina. Além das queimadas, a situação tem causado estiagem. Boa parte do Estado vem enfrentando problema no abastecimento e na agricultura. Em Concórdia, já há carregamento de água tanto pela BRF, quanto a prefeitura, que tem levado a propriedades do interior.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM