Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

Motoristas poderão renovar CNH através de Portal Digital

Detran/SC disponibiliza ferramenta para solicitação de renovação on-line

Por Simone Vieira
05/10/2019 às 13h00

A partir de agora os motoristas poderão renovar a CNH através do Portal Digital do Detran. Conforme o Portal do Órgão, com esse serviço, cerca de 600 mil pessoas por ano serão beneficiadas e não precisarão mais se deslocar até as Ciretrans do Estado para dar início ao processo de renovação da habilitação. 

Para acessar os serviços basta clicar no ícone DETRAN DIGITAL, no site do Detran, fazer um cadastro e o login, escolher a solicitação desejada e confirmar o pedido. O sistema registrará automaticamente a solicitação, informará o valor e emitirá a guia de pagamento. 

O usuário terá que sair de casa somente para fazer a coleta biométrica e os exames exigidos por lei. Concluídos esses procedimentos o Portal vai avisar o interessado que a CNH está pronta e já pode ser retirada no órgão de trânsito.

Quem se cadastra no Portal recebe o aviso do vencimento da CNH com antecedência via e-mail e evita ser multado, além dos demais contratempos de andar com a habilitação vencida. 
 
RENOVAÇÃO

A Carteira Nacional de Habilitação tem sua validade coincidente com a validade do exame médico. Para os condutores com menos de 65 anos de idade, a validade é de 5 anos; a partir desse limite, o prazo é reduzido para 3 anos. Há casos excepcionais em que o médico determina períodos mais curtos para o vencimento.

Vencido o prazo de validade do exame médico, o condutor tem 30 dias para providenciar sua renovação. Se for pego ao volante após esse prazo, será enquadrado no artigo 162, item V, do Código de Trânsito Brasileiro, e autuado por infração gravíssima (7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47).

Fonte: Detran/SC





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM