Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Educação

Matrículas: duas escolas estaduais de Concórdia terão sorteio de vagas

Medida é recomendação da Secretaria de Educação para evitar filas.

Por Luan de Bortoli
31/10/2019 às 06h41 | Atualizada em 31/10/2019 - 08h07


Inicia na próxima semana a primeira de três fases das matrículas de alunos novos para as escolas da rede estadual de ensino. Nesta etapa, que ocorre de 4 a 7 de novembro, haverá sorteio das vagas. Pais ou responsáveis devem realizar as pré-matrículas entre segunda e quinta-feira. Os sorteios serão feitos pelas escolas entre os dias 11 e 12 de novembro, com o resultado sendo homologado na sequência.

Em Concórdia, este novo modelo de matrícula será praticado em duas escolas: EEB Vidal Ramos Jr. e EEB Deodoro. Houve uma certa polêmica sobre esta nova prática. Responsáveis acreditavam que estas instituições estariam tirando vagas de outras escolas, no entanto, o objetivo é evitar filas. O sorteio de vagas ocorre em escolas onde há mais demanda do que oferta. 

Conforme o superintendente regional de educação de Concórdia, Paulo de Rossi, é preciso que os responsáveis acessem um site para realizar a pré-matrícula. “As demandas nestas escolas é maior que as vagas ofertadas. Para evitar filas se tomou essa decisão. Lembrando que a inscrição garantirá participação neste sorteio. O processo será regulamentado por edital próprio da unidade de ensino. Qualquer informação equivocada prestada na inscrição implicará na anulação da inscrição. No dia 8 será publicada na escola a lista das inscrições. O sorteio será realizado publicamente no ambiente escolar”.

Conforme Rossi, esta nova modalidade de matrícula é uma determinação da própria Secretaria de Estado de Educação (SED). O site para realizar a inscrição é matriculaonline.sed.sc.gov.br. Aqueles alunos que não forem sorteados nesta primeira etapa poderão participar das pré-matrículas online na próxima fase nas demais escolas. Ouça mais detalhes abaixo.

A segunda etapa de matrículas de alunos novos, em todas as instituições, será realizada entre os dias 18 e 22 de novembro. Caso alguém perca o prazo, a terceira etapa vai oferecer vagas remanescentes nas escolas, cujas matrículas devem ser efetuadas entre os dias 21 e 24 de janeiro. As aulas deverão iniciar em 6 de fevereiro e devem se estender até o dia 20 de dezembro. 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM