Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Saúde

Secretaria de Saúde confirma 9º caso de sarampo em Concórdia

Outros quatro pacientes aguardam o resultado de exames que foram encaminhados a Florianópolis.

Por Ederson Vilas Boas
18/11/2019 às 14h01 | Atualizada em 19/11/2019 - 12h23


A Secretaria de Saúde de Concórdia recebeu nesta segunda-feira a informação do nono caso de sarampo no município. O paciente, de 18 anos, teve os sintomas e nos últimos dias aguardava o resultado, que havia sido encaminhado ao Laboratório Lacem. Ele não teve contato com os outros contaminados, o que preocupa a epidemiologia do município, que terá que fazer um novo trabalho de bloqueio com quem o jovem teve contato nos últimos tempos.

Conforme a enfermeira chefe da Unidade Sanitária, Mara Sampaio, os adultos jovens de 20 a 29 anos devem procurar os postos de saúde, pois é exatamente, nesta faixa etária que estão ocorrendo os casos de sarampo.

Além dos casos com resultado positivo, outros quatro estão sendo investigados e guardando o resultado do Laboratório Central.

vacinação

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira (18), em Concórdia, em todos os postos de saúde com sala de vacina.

De acordo com enfermeira da sala de vacina da Unidade Sanitária, Ieda Schumann, é importante lembrar que adultos até 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida e pede para que todos dentro da faixa etária da nova etapa, não deixem de ir aos postos de saúde.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Diretoria aponta que a faixa etária que mais tem contraído a doença no estado é justamente a de jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos. Do total de casos 94 confirmados neste ano, 41 estão nesta faixa etária.

 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM