Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Saúde

​Vacinas fornecidas pelo governo federal continuam em falta em Concórdia

Doses da Pentavalente e DTP estão indisponíveis desde agosto deste ano.

Por Ederson Vilas Boas
11/12/2019 às 11h34 | Atualizada em 12/12/2019 - 06h40

Duas vacinas que fazem parte do calendário de imunização das crianças estão em falta em Concórdia. A Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus B e são aplicadas aos dois, quatro e seis meses de vida, e a DTP que garante proteção contra difteria, tétano e coqueluche, que a criança deve tomar aos 15 meses, não estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde.

A informação é da Secretaria de Saúde, que não recebe as doses regularmente desde o mês de agosto. Havia uma expectativa de que os estoques seriam normalizados em novembro, mas o repasse permaneceu atrasado. Não há previsão de receber essas doses. Apesar das duas vacinas em falta, outras imunizações estão no calendário de vacinação no mesmo período, por isso é importante os pais levarem as crianças nas unidades de saúde, para não atrasar outras doses.

A justificativa do Ministério de Saúde é que não estão encontrando doses para comprar a nível mundial e que muitos lotes que foram adquiridos, importados da Índia, foram reprovados pelo Controle de qualidade da ANVISA.

Fonte: Lana Correa Pinheiro - Prefeitura de Concórdia





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM