Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Concórdia

Dezembro de 2019 fecha com temperatura acima da média em Concórdia

Quantidade de chuva ficou abaixo da média da década.

Por Luan de Bortoli
07/01/2020 às 06h30 | Atualizada em 07/01/2020 - 13h18


Embora um pouco menos intenso do que nos últimos dois anos, o calor veio com tudo a Concórdia no mês de dezembro, que fechou com temperatura acima da média, conforme aponta levantamento realizado pela reportagem da emissora, através dos dados disponíveis pela Embrapa Suínos e Aves, que faz o acompanhamento meteorológico. A média máxima de dezembro foi de 30,8ºC.

De acordo com o levantamento, essa média do último mês de 2019 foi um grau a mais do que a década registrou. Os últimos 10 dezembro registraram, na média, 29,6ºC. O dezembro que passou só não foi mais quente do que o mesmo mês de 2018 e 2017, que fecharam com mais de 31ºC. O mês registrou, inclusive, a maior temperatura em 14 anos: 37,5ºC, no dia 31.

Do outro lado, a média mínima foi de 19ºC, a quarta menor da década. Ou seja, a temperatura subiu um pouco mais do que o normal, mas a mínima também foi um pouco menor, havendo uma maior amplitude. A menor temperatura do mês foi no dia 7, com 10ºC, mostra a Embrapa.

Já quanto a chuva, a sensação de que choveu pouco é real. Dezembro fechou com 119 milímetros em Concórdia, bem abaixo da média dos últimos dez anos, que foi de 179 milímetros. Foi o quarto dezembro menos chuvoso do período. Dia 16 foi o que teve mais chuva, com 47 milímetros. O quadro já volta a preocupar em Concórdia. O nível dos rios está voltando a ficar em baixa.

A previsão do tempo aponta que janeiro deverá ser quente, com períodos de ondas de calor mais intenso intercalando com clima mais ameno. Assim, na média, a tendência é que a temperatura fique abaixo do que o mesmo período do ano anterior. Já a chuva será mal distribuída, com ocorrência de pancadas normalmente nos fins de tarde. Na região, deverá chegar, no máximo, 150 milímetros de precipitação.





01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário



Gege comentou em 07/01/2020 as 12:47:11
As estações que medem chuva e temperatura em Concórdia, estão em áreas arborizadas, longe do centro, por isso, não refletem a realidade do município. Uma fica na Embrapa e outra na Epagri (Cetrédia), que fica próximo da policia rodoviária estadual. Uma em cada canto da cidade. Nestes locais, a temperatura é sempre mais amena que nos bairros e no centro, e também chove mais nas estações. No meu bairro, por exemplo, no final do ano chegou a 38ºC e faz quase um mês que não chove uma gota se quer




VEJA TAMBÉM