Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

Segue indefinida data para obrigatoriedade das placas do Mercosul em SC

No país, a data oficial é dia 31, sexta-feira da próxima semana.

Por Luan de Bortoli
24/01/2020 às 06h29 | Atualizada em 24/01/2020 - 23h48


Apesar de haver uma informação nacional de que a partir do dia 31 de janeiro começa a valer a obrigatoriedade das placas do Mercosul, isso ainda não vale totalmente para Santa Catarina. Uma informação ainda não confirmada dá conta que para o Estado, conforme o Detran, esta determinação passaria a valer pouco antes, a partir do dia 27, segunda-feira.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso que a decisão seja publicada no Diário Oficial, e isso ainda não aconteceu. Conforme um empresário do setor, há pouco tempo de adaptação para esta determinação. Com isso, já existe uma tendência que a obrigatoriedade em Santa Catarina seja adiado por uma semana, passando, provavelmente, para o dia 2 de fevereiro. Essa confirmação deve ocorrer entre esta sexta e a segunda-feira.

Em nível nacional, a informação correta é que a medida passa a valer a partir do dia 31, sexta-feira da próxima semana. O novo modelo estava previsto para entrar em vigor em janeiro de 2016, mas a mudança foi adiada por seis vezes. O modelo entra em uso com menos componentes de segurança que o previsto, mas com valor bem mais em conta do que a versão inicial.

A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga. Placas que forem amassadas em acidentes de carro ou em casos de furto e roubo também precisam ser trocadas e, neste caso, serão reemitidas conforme o novo padrão. Motoristas que não se enquadram nas situações, mas desejam ter o veículo com a nova placa, podem fazer a troca. A mudança de município, que era um dos quesitos para a nova placa, já não vale mais, conforme o presidente Jair Bolsonaro.

A  placa apresenta o padrão com 4 letras e 3 números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com 3 letras e 4 números. Também muda a cor de fundo que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM