Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Educação

Aulas da rede estadual começam amanhã; no município, será na segunda

Escolas do Estado passam por melhorias. Na rede municipal, duas escolas são reformadas.

Por Luan de Bortoli
05/02/2020 às 06h29 | Atualizada em 05/02/2020 - 07h39


Está quase tudo pronto para o retorno do ano letivo na rede estadual de ensino de Concórdia. As aulas começam amanhã, quinta-feira, dia 06, para mais de sete mil estudantes de toda a região. Professores já retornaram. Nesta semana, entre os dias 3 e 5, eles passam por cursos de formação para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.

A abertura oficial será na Escola de Educação Básica Vidal Ramos Jr., em Concórdia. O ato conta com a presença de autoridades, bem como do Coordenador Regional de Educação, Paulo de Rossi. Nas escolas da região,em 15 municípios atendidos pela coordenadoria, são cerca de dois mil alunos. Já somente nas escolas estaduais de Concórdia, retornam nesta quinta cerca de cinco mil estudantes, totalizando sete mil na região toda.

O coordenador conta como foram os dias de estudos dos educadores e orienta os pais para o ano letivo. “Trabalhando a base nacional comum curricular, currículo do território catarinense, planejamento por área e componentes curriculares, PPP, e demais assuntos do processo ensino-aprendizagem. Já no dia 6, tudo estará preparado para receber os alunos. Então os pais ou responsáveis devem estar atentos para na quinta encaminhar os alunos para as respectivas unidades escolares”.

As escolas estaduais da regional de Concórdia estão recebendo melhorias. Todas as unidades receberão materiais de uso diário, equipamentos como computadores, multimídia, caixas de som e mobílias em laboratórios. Os educandários também recebem atendimentos em roçadas, capina, podas,  limpeza de caixas d'água, dedetização, desratização e demais serviços nesta área.

Já a rede municipal de ensino retorna somente na próxima semana. São cerca de 7400 alunos que retornam à rotina de estudos. A abertura do ano letivo para professores e servidores foi na última segunda-feira, onde mais de mil pessoas estiveram presentes em evento com a presença do professor doutor Gabriel Chalita. Nesta semana, os professores passam por formação.

No dia 10, haverá aula normal para todos os alunos. A rede municipal atende cerca de 2.500 crianças em 20 unidades dos CMEIs, totalizando quase 10 mil na soma com as escolas. São 930 professores em todas as instituições de ensino. Além disso, o ano inicia com reformas em escola. O Maria Melânia Siqueira estará em obras a partir dos próximos dias. Já a Eugênio Pozzo segue em obras por mais alguns meses.

O calendário da rede estadual de ensino contará com férias durante duas semanas no mês de julho, de 20 a 31, e o término do ano letivo, com alunos, será em 16 de dezembro. Já na rede municipal, as férias do meio de ano serão de 31 a 3 de agosto, com retorno no dia 4.  Já em dezembro, a aula normal encerra dia 9, e dia 14 para exames. As atividades para funcionários vão até dia 18.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM