Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Saúde

Confirmado mais um caso de dengue em Concórdia

Este segundo é de um morador do município que esteve no Mato Grosso do Sul.

Por Ederson Vilas Boas
13/02/2020 às 10h25 | Atualizada em 14/02/2020 - 08h07


Foi confirmado na tarde desta quarta-feira, dia 12, o segundo caso de dengue no município. Neste caso, o paciente contraiu após uma viagem a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. O homem, de 58 anos, morador do bairro Arvoredo, ao retornar para Concórdia, passou mal e foi atendido no Hospital São Francisco, mas não chegou a ficar internado. Um primeiro exame foi realizado e constatou que ele estava com dengue. Como o laboratório referência em Santa Catarina é o Lacem em Florianópolis, a Vigilância Sanitária encaminhou o material e recebeu a confirmação nesta quarta e é condiderado importado por ter contraído em outro Estado.

Caso Autóctone

Na última quarta-feira a Secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso de dengue contraído dentro de Concórdia. Conforme o que foi apurado, o homem contraiu a doença no município. É provável que ele tenha sido infectado no bairro Nazaré, local em que ele trabalha. O paciente está bem e não está internado. Ele foi atendido na Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro Petrópolis com os sintomas.

Conforme Mara, o homem, desde o momento da suspeita da doença, foi orientado a não sair de casa, a usar repelente com frequência e manter repouso. Ela também explica que agora já passou o período de transmissão. Mesmo assim, há o risco de haver outras pessoas infectadas. O paciente confirmado começou com sintomas no dia 31 de janeiro e até dia 6 de fevereiro viveu o período em que transmite a doença.

O município é considerado infestado pelos focos do mosquito, que já são 297. Concórdia também tem 11 bairros considerados infestados: Petrópolis, Nazaré, Sunti, Santa Cruz, Nações, Floresta, Imperial, Itaíba, Industriários, Catarina Fontana e Centro.
 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM