Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Saúde

HSF realiza primeira captação de órgãos do ano em Concórdia

Paciente era homem e residia na cidade de Itá.

Por Luan de Bortoli
25/02/2020 às 12h10 | Atualizada em 25/02/2020 - 11h06


O Hospital São Francisco confirmou na manhã desta terça-feira, dia 25, que a equipe da unidade realizou a primeira captação de órgão de Concórdia do ano de 2020. A ação foi realizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital na madrugada do último sábado, dia 22 de fevereiro.

Conforme a unidade hospitalar, foram captados rins, fígados e globo ocular. A equipe responsável por realizar o procedimento de retirada dos órgãos veio de Florianópolis/SC. O doador tinha 34 anos e residia na cidade de Itá. Este foi o 51ª procedimento para retirada de órgãos realizado no Hospital São Francisco, desde o credenciamento da instituição em 2007. No ano passado, a unidade realizou a coleta de órgãos em dois pacientes.

A doação de órgãos ocorre sempre que um paciente é diagnosticado com morte cerebral, AVC isquêmico, traumatismo cranioencefálico ou aneurisma cerebral. É sempre recomendável que as pessoas deixem a família avisada sobre a intenção de ser doador pois são os parentes mais próximos os responsáveis por autorizar ou não a captação de órgãos.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM