Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

Com bom volume de chuva, situação de estiagem ameniza em Concórdia

Município teve 35 milímetros em menos de 24 horas.

Por Luan de Bortoli
26/02/2020 às 06h30 | Atualizada em 26/02/2020 - 08h18


A esperada chuva anunciada para Concórdia chegou. A terça-feira, dia 25, foi marcada por uma precipitação, que iniciou ainda no fim da noite de segunda-feira, dia 24. E conforme dados da Epagri/Ciram, órgão estadual que faz acompanhamento meteorológico em Santa Catarina, o município registrou, em pouco menos de 20 horas, cerca de 35 milímetros de chuva - e, em 48 horas, 60 milímetros.

Essa quantidade animou a população, que não via um volume tão grande em curto espaço de tempo há várias semanas. Este acumulado em menos de um dia foi mais da metade do que havia sido registrado em Concórdia em todo o mês de fevereiro. Conforme a Embrapa Suínos e Aves, até a segunda-feira, ou seja, em 24 dias, o município registrava 51 milímetros de chuva.

Embora ainda longe do ideal, a precipitação já dá um certo alento no quesito estiagem. No acompanhamento do nível dos rios da Epagri/Ciram, por exemplo, dos seis pontos monitorados em Concórdia, cinco estavam na classificação normal e um, em atenção. Até a semana passada, três pontos estavam em estágio de alerta e emergência, com o nível bastante abaixo do esperado. 

O secretário de agricultura do município, Mauro Martini, também informou à reportagem que a chuva desta terça auxiliou no campo, especialmente em cultivos que já estão em fase de crescimento, como a safrinha do milho. Também auxiliou os produtores que possuem sistema de cisternas. A prefeitura de Concórdia ainda realiza o transporte de água para algumas propriedades, bem como a BRF, que também realiza este serviço.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM