Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Coronavírus

Instituições de ensino cancelam as aulas; confira

Medidas do Senai, IFC, UNC, Cemap e Apae.

Por Luan de Bortoli
16/03/2020 às 14h27 | Atualizada em 17/03/2020 - 13h17


A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) informa que, a partir desta terça-feira, dia 17/3, até a próxima segunda-feira, dia 23/3, estão suspensas as aulas dos cursos presenciais das unidades escolares da Rede SESI SENAI em todo o Estado. A medida preventiva justifica-se como forma de evitar a disseminação do Coronavírus. 

As coordenadorias de educação regionais das entidades e as Faculdades farão contato com os estudantes e suas famílias para orientações adicionais. Para os alunos dos cursos à distância, as atividades estão mantidas normalmente. A Rede SESI SENAI dispõe de tecnologias educacionais que permitem aos estudantes, inclusive os dos cursos presenciais, prosseguir com os estudos em casa.

IFC

Também  nesta segunda-feira, dia 16, o Instituto Federal Catarinense emitiu determinação em todo o estado para a suspensão imediata das aulas presenciais. Além disso, determinou ainda a manutenção das atividades administrativas, mas de forma remota ou conforme sistema de revezamento.

De acordo com a nota, a medida foi tomada baseada nas nas recomendações do Comitê de Crise instituído por meio da Portaria nº 655/2020, visando à preservação da saúde da comunidade do IFC e seus respectivos familiares. As aulas deverão ser repostas no futuro, conforme a ser definido. 

UNC

A Universidade do Contestado,  em consonância com o Comitê de Monitoramento sobre o COVID 19, recomendações dos municípios e órgãos de saúde resolve pelo período de 17 a 22 de março de 2020, quando será reavaliada a suspensão:
1. Suspender as aulas dos cursos presenciais de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu).
1.1 No período de suspensão das aulas os professores poderão ministrar aula pelo Google  Meet, no mesmo horário de aula normal, deixando o Calendário Acadêmico sem modificações.
1.2 Em não sendo ministrada aula on-line, o Calendário Acadêmico deverá ser reposto de forma a garantir os 200 dias letivos.
2. Suspender as aulas dos Colégios Universitários Mafrense e Realização, com reorganização do calendário escolar de forma a garantir a carga horária mínima anual de 800 horas e 200 dias de efetivo trabalho escolar.  
2.1 O Colégio Universitário Mafrense manterá atendimento em regime de plantão para suporte aos pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
3. Suspender as cerimônias oficiais como formaturas, inaugurações e sessões solenes.
4. Suspender as atividades em clínicas, núcleos, museus, bem como os eventos e projetos de extensão que estão programados nos Campi e Colégios.
Ficam mantidas as atividades administrativas/pedagógicas dos técnicos e professores no âmbito interno da UnC, adotando-se as medidas preventivas em relação a etiqueta de higiene.
Solange Sprandel da Silva
Reitora da UnC

CEMAP/UNOPAR

Outra instituição que também suspendeu temporariamente as aulas foi o Cemap/Unopar. Conforme as informações, as atividades letivas estão canceladas desde esta segunda-feira, dia 16, até a próxima segunda, dia 23. Conforme o educandário, a medida poderá ser prorrogada conforme a situação do coronavírus.

APAE

A Associação dos Pais e Amigos de Concórdia (APAE) também informou que as atividades estão canceladas. Conforme a direção, trata-se de uma determinação da Fundação Catarinense de Educação Especial. Diante da recomendação, a unidade concordiense não terá aulas de quarta-feira, dia 18, até 3 de abril.
 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM