Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Região

​Parte da Fuselagem de Caça da FAB é encontrada no Lago da Barragem de Machadinho

Acidente aconteceu em 2012 e possível encontrar parte do avião devido a estiagem na região.

Por Ederson Vilas Boas
23/04/2020 às 07h10 | Atualizada em 23/04/2020 - 12h08


Com a diminuição do nível do lago da Barragem de Machadinho, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, apareceu a turbina e partes da fuselagem do caça da FAB que caiu em dezembro de 2012 no local.

O acidente aconteceu depois que o caça bateu contra uma torre de transmissão de energia e enroscou nos fios da torre. O piloto, identificado como André Ricardo Halmenschlager, morreu no local.

Segundo a FAB, a aeronave pertencia ao 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Santa Maria (Basm). O avião realizava missão de "treinamento operacional", quando ocorreu o acidente.
 
Imagens: Éder Luiz


Relembre o acidente

Um caça da Força Aérea de Santa Maria -RS, bateu em torres de alta tensão na manhã de quinta-feira (06) próximo ao município de Zortéa e caiu já em águas gaúchas no lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho, explodindo. Segundo testemunhas de Capinzal que viram o avião, ele estaria voando muito baixo e fazendo muito barulho.

Segundo o gerente da hidrelétrica de Machadinho, Elinton Chiaradia, o avião se chocou contra uma linha de transmissão que liga a usina de Machadinho à subestação de Campos Novos. Por volta de 10h, o sistema teria caído em função do choque do avião com a linha.

A equipe do Portal esteve no local e conversou com o piloto de balsa, senhor Fernando, que contou que estava atravessando o lago quando ouviu o barulho das turbinas do caça, que estava voando muito baixo sobre o lago, “Eu vi quando ele bateu na fiação da torre de alta tensão e depois caiu na água e explodiu. Vi voar pedaços do avião pra todo lado e a fumaça da explosão fez um cogumelo”. O caça caiu em meio a árvores e abriu uma enorme clareira de mais de 600 metros. Parte dos destroços ficaram na mata e outra chegou a cair nas águas do lago, numa área de aproximadamente 2 mil metros.

Ao lado do lago é possível observar os fios da rede elétrica arrebentados sobre a mata. O corpo foi encontrado no começo da clareira aberta onde o avião caiu. O piloto tentou ejetar, mas se chocou contra árvores. 





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM