Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Saúde

Concórdia tem um caso confirmado de H1N1

Paciente foi internado com suspeita de coronavírus, mas o exame foi positivo para Gripe A.

Por Ederson Vilas Boas
06/05/2020 às 06h01

A secretaria de Estado da Saúde no novo boletim epidemiológico confirmou um caso positivo de H1N1 em Concórdia. O paciente é um homem adulto que procurou atendimento médico ainda no mês de março, com sintomas respiratórios. Como na época estava iniciando os casos de coronavírus, foi feito exame para a doença e, na mesma amostragem, o médico pediu também para Gripe A.

O paciente, na época, foi o primeiro suspeito de coronavírus de Concórdia. O exame para Covid-19 foi negativado pelo Laboratório Central, mas o de H1N1 teve resultado positivo.

A enfermeira chefe da Unidade Sanitária, Mara Sampaio, alerta para os cuidados que as pessoas tem que ter com mais esta doença. "Além do coronavírus, temos que começar a nos preocupar com outras doenças que aparecem nesta época de temperaturas mais baixas. Os cuidados são os mesmos do Covid-19, com higienização das mãos e etiqueta da tosse", destaca Mara.

O estado confirmou 37 casos de gripe (influenza) em 2020. Destes, 18 pelo vírus A (H1N1), 1 pelo vírus H3N2, 6 Influenza A subtipagem em andamento e 12 pelo vírus Influenza B.

Os municípios com casos confirmados são: Florianópolis e Itajaím com quatro casos cada; Chapecó e Lages, com três casos cada; Balneário Camboriú, Guaramirim e Indaial, com dois casos cada; Biguaçu, Braço do Norte, Campos Novos, Concórdia, Corupá, Ibirama, Imbituba, Jaraguá do Sul, Joinville, Navegantes, Palhoça, Rio do Sul e Rio Negrinho, com um caso cada; além de quatro casos de pacientes provenientes dos estados de Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Do total de casos, dois morreram por gripe. Um homem, de 31 anos, morador de Lages, e outro de 81 anos, morador de Matinhos/PR, com notificação em Balneário Camboriú.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM