Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Educação

Estudantes do Sesi/Senai de Concórdia não ficam sem aulas

A tecnologia como aliada ao processo de Ensino Aprendizagem.

Por Marcos Feijó
05/05/2020 às 15h33 | Atualizada em 06/05/2020 - 08h55

Os estudantes Ensino Médio do SESI/SENAI de Concórdia não ficaram sem as aulas no decorrer  desse período de isolamento decretado. O processo é garantido através das melhores  ferramentas tecnológicas educacionais disponíveis no mercado. O SESI/SENAI faz uso  do Google for Education, que reúne sob sua plataforma as melhores ferramentas tecnológicas para garantir o desenvolvimento educacional em qualquer circunstância, bem como a  parceria com  a  Geekie, através dos portais  Geekie  One e o Geekie Lab, portais  educacionais  especificamente voltados para o  desenvolvimento de alta performance, com  foco no ENEM e  nos Vestibulares das mais concorridas  e renomadas universidades  brasileiras.

O ambiente físico da sala de aula foi transportado para o ambiente virtual no Google Classroom, Incluindo o mural de avisos, atividades, materiais e indicações bibliográficas, necessárias ao   aprofundamento  dos  temas  abordados e as diversas formas de avaliação. No Google classroom também há interação, entre professor e alunos,  alunos -alunos e alunos professor,  tanto com comentários privados,  como também com colocações públicas.  Além do caderno utiliza-se Drive, onde  as  produções dos  estudantes,  em vários  formatos digitais são arquivadas, compartilhadas, copiadas, distribuídas, corrigidas, e refeitas se precisar.
O contato pedagógico próximo  se dá através do Google Meet,  aplicativo voltado a webconferência, real experiência de sala de aula remota  se torna possível. Através do hangouts meet,   os professores abordam os conteúdos planejados, em áudio e  vídeo diante da classe, contando com  a participação dos  estudantes, com  questionamentos e diferentes colocações. Pelo hangouts Meet ocorre inclusive  apresentação de  trabalho, onde os  estudantes compartilham  os resultados de pesquisas realizadas, seja individual ou  em grupos. Por meio desta  tecnologia, é possível ao professor se colocar à disposição para sanar   dúvidas e  auxiliar os  nas  atividades encaminhadas.

A parceria com a Geekie, através dos portais Geekie  One e Geekie Lab , com seus  recursos, permite ao professor a indicação de  aulas para reforço, criação de listas de  exercícios referente aos  temas trabalhados e  o acompanhamento de cada estudante por meio de seu índice de acesso e aproveitamento, possibilitando a  percepção de conceitos não aprendidos e que  exigem reforço.  A  Geekie oferece  recursos  educacionais  focados no ENEM e em vestibular.
Nesse sentido, os  alunos  do SESI/SENAI estão em aula, mesmo não estando na  escola e  a escola, está aberta, mas no dispositivo de cada aluno.  Mantém-se   a mesma meta acreditando nos  valores  que defende, buscam-se  os mesmos  resultados, mas  em uma metodologia diferenciada. Portanto,  o SESI/SENAI têm a clareza que antes de escolher o conjunto de  ferramentas, é necessário ter  bem definido o objetivo da aprendizagem, e sendo a tecnologia uma  ferramenta,  é necessário  compor um cenário com  apoio de  toda uma equipe  educacional,  o  talento  do professor,  o  interesse do aluno  e o acompanhamento dos pais.  Nas  palavras de  Mark Zuckerberg, fundador do Facebook,    “A educação é claramente o fator que irá conduzir melhorias na economia a longo prazo. No futuro, software e tecnologia irão permitir que as pessoas aprendam muito com seus colegas.” a partir dos  recursos tecnológicos,  também é possível aprender com aulas não presenciais.

Fonte: Paulo Gonçalves





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM