Rádio Rural AM 840

NOTÍCIAS


Geral

Concórdia tem cerca de 80mm de chuva em três dias

Boa precipitação ajuda a agricultura, que mais sofria com a estiagem.

Por Luan de Bortoli
25/05/2020 às 06h17 | Atualizada em 25/05/2020 - 07h15


A grande quantidade de chuva dos últimos três dias não resolveu o problema da estiagem em Concórdia. Mas conseguiu ajudar a amenizar os impactos. No período compreendido entre o fim da quinta-feira, dia 21, até a noite deste domingo, dia 24, choveu no município cerca de 80 milímetros, conforme a Epagri/Ciram.

Essa precipitação em cerca de 72 horas foi quase o dobro do que o registrado em todo o mês de março e praticamente a mesma quantidade do que em todo o mês de abril. Sexta-feira foi o dia mais chuvoso, com pouco mais de 70 milímetros em cerca de 24 horas. No total, maio já acumula aproximadamente 140 milímetros, se tornando o segundo mais chuvoso do ano.

Esse quadro também ajudou a melhorar o nível dos rios de Concórdia. Já na sexta-feira, o município não figurava no relatório de estiagem da Epagri/Ciram, algo que era comum nos dias anteriores. O município sempre tinha três pontos em alerta para estiagem, mas agora o nível melhorou, o que não significa que estabilizou.

Para o interior de Concórdia, a notícia é boa também. Conforme o secretário de agricultura Mauro Martini, o acumulado de chuva das últimas semanas vai auxiliando o produtor naquilo que mais sofreu, como a falta de umidade no solo, armazenamento de água, e na produção de leite e carne.

"Vem em boa hora, auxiliando na umidade do solo. Tivemos chuva no dia 13 de maio, aí deu para semar aveia e azevem. Vem auxiliando na pastagem, para a alimentação de animais. A chuva em cinco meses é pouca, mas a dos últimos dias vem ajudando, recupera fontes de água, até pela cisterna, recupera o abastecimento. A prvisão não é muito animadora, vai chover daqui oito dias, não se sabe quanto. Então, a estiagem continua", disse.





SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR




VEJA TAMBÉM